INTELLIGENZA

Geral

Indicadores de produtividade: quais são e como usá-los

Indicadores de produtividade: quais são e como usá-los

Os indicadores de produtividade dão uma real dimensão dos pontos fracos e fortes de uma empresa, mostrando o que traz resultados e o que pode ser melhorado — chamados de KPIs, eles são essenciais para quantificar a efetividade do trabalho e das ações estratégicas.

Ter soluções adequadas para coletar os dados e gerar informações confiáveis é fundamental, pois garante uma interpretação adequada. Os números facilitam o gerenciamento dos processos e das pessoas, orientando as lideranças em relação ao desempenho dos colaboradores.

Neste post trazemos o conceito e importância dos KPIs dentro das empresas, além de explicar o que são os indicadores de produtividade. Continue lendo e veja quais são os principais indicadores e como utilizá-los!

Qual o conceito e importâncias dos KPIs?

A definição de KPIs – Key Performance Indicator ou Indicador Chave de performance ajuda a compreender sua real utilidade. Trata-se de recursos usados pela gestão para mensurar o desempenho atual e potencial futuro de uma empresa, setor ou equipe.

Em sua estrutura encontramos algumas características específicas, como:

  • objetivo;
  • foco da análise;
  • índice numérico para quantificar os resultados.

Quais são os indicadores de produtividade?

Quando os indicadores conseguem mostrar o resultado prático operacional da empresa, são chamados indicadores de produtividade. Seu principal objetivo é medir e mensurar a performance da produção, se tratando de tudo que foi executado durante um período.

Além de trazer uma análise precisa do momento, são responsáveis por apresentar possíveis melhorias, para alcançar maior efetividade. Caso se identifique um desempenho abaixo do esperado, a gestão consegue ter parâmetros para implementar ações corretivas.

Dessa forma é possível melhorar o desempenho das atividades e do negócio, como um todo. Enquanto que possibilitam acompanhar o trabalho dos colaboradores, contribuem para otimizar e adequar os processos, de forma que viabilizem a constância ou aumento da produtividade.

Com uma análise minuciosa dos dados, a gestão tem condições de conhecer a capacidade produtiva, individual e coletiva, traçando um parâmetro entre a produção e a excelência das entregas, caracterizando o nível qualitativo da produtividade.

Sem contar que os indicadores permitem avaliar o nível de engajamento e motivação dos colaboradores, considerando o quanto eles se sentem valorizados e pertencentes à empresa, para se dedicarem ao máximo e serem mais produtivos.

Qual a relevância desses indicadores para a empresa?

A prática de analisar a performance por meio dos indicadores traz benefícios para a empresa, o que torna seu uso relevante para nortear a gestão e permitir uma tomada de decisão mais segura.

Se você está se perguntando o quanto os indicadores de produtividade podem agregar de valor à sua gestão, considere os seguintes aspectos:

  • visão sistêmica das operações e processos;
  • otimização e reorganização dos processos;
  • definição de atividades;
  • dados concretos;
  • informações consistentes;
  • qualidade das entregas;
  • maior engajamento e integração das equipes.

Quais os principais KPIs de produtividade e como utilizá-los?

Existem diversos indicadores de produtividade que você pode utilizar para mensurar as operações da sua empresa. Entretanto, alguns são mais populares e efetivos, sendo aplicáveis em qualquer segmento e tipo de negócio.

Conheça os principais e como implementar para avaliar o desempenho geral da sua empresa!

TPM

Se você tem equipamentos, o TPM – Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total é um indicador de produtividade que não pode faltar em suas análises. A aplicação permite a identificação, eliminação ou combate às perdas iminentes.

Com o TPM você consegue participar ativamente do processo produtivo, evitar gargalos na produção, além de manter o funcionamento pleno dos equipamentos. Ao colocar o TPM em prática é possível garantir o ciclo de vida das máquinas e toda a produtividade resultante do seu funcionamento completo.

Capacidade

Um indicador que apresenta a capacidade de produção dos colaboradores dentro de um determinado período. Assim, é possível identificar a média de tempo necessária para a execução de cada processo e sincronizar com o prazo determinado para que seja finalizado.

Estratégicos

Os indicadores estratégicos analisam se as metas e os objetivos estão sendo alcançados dentro da média prevista. Caso estejam abaixo do esperado, a gestão tem a oportunidade de alterar as estratégias e implementar novas práticas.

Ter ações bem mapeadas, mas executadas de maneira incorreta pode interferir no planejamento estratégico e causar impactos na produtividade. Quanto antes se identificar esses imprevistos, mais rápido é possível reparar possíveis erros.

Turnover

A rotatividade de colaboradores é um problema para a estabilidade da produção, interferindo nos resultados. O indicador mostra quantos profissionais entraram e saíram da empresa dentro de um período específico.

Em um nível muito elevado o turnover interfere na produção, de modo qualitativo e quantitativo, comprometendo a lucratividade. É preciso contar com a ajuda do RH para identificar as causas da rotatividade e buscar soluções para estabilizar o quadro e manter o ritmo da produção em equilíbrio.

Competitividade

O mercado é um termômetro, entretanto, a empresa precisa de uma breve análise do comportamento mercadológico. Com o indicador de competitividade você consegue entender como sua empresa figura no mercado, comparando seu próprio desempenho com o dos seus concorrentes.

Nesse processo, com a ajuda dos indicadores você pode analisar o cenário interno e externo, ou seja, identificar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Os números apontam um direcionamento mais consistente, com base nas ações da concorrência e nas operações em andamento.

Lucratividade

Por mais produtiva que pareça a empresa, será que ao final os resultados são lucrativos? O indicador de lucratividade aponta as possibilidades de ganho sobre cada projeto executado e se há vantagens em dar continuidade à produção.

A análise não só apresenta o lucro líquido da empresa, como evita perdas e prejuízo financeiro, caso a gestão encontre inconsistências e motivações concretas para abortar o projeto ou parte dos seus processos.

No início deste post falamos sobre a importância de contar com ferramentas para ajudar a gestão no uso correto dos indicadores. Afinal, eles oferecem insights importantes na condução e gerenciamento adequado das equipes.

A Intelligenza, consultora SAP e grande parceira das empresas na missão de ajudar a vencer os principais desafios, acredita no potencial de inovação gerencial do WorkForce Software como uma solução eficaz de gerenciamento da produtividade.

Um software personalizado como o WorkForce permite que os indicadores de produtividade sejam padronizados e monitorados de modo automatizado. Uma solução completa que ainda permite:

  • realizar projeções e ser proativo – previsão de comportamentos futuros e antecipação de problemas;
  • ter visibilidade de processos – melhor gestão do tempo e distribuição de demandas e tarefas;
  • minimizar riscos de conformidade – adequação dos mecanismos de controle para atender à legislação trabalhista e evitar passivos;
  • identificar riscos e oportunidades – combinação de indicadores adequados e visibilidade;
  • ser transparente com o colaborador – feedbacks constantes fundamentados em relatórios de desempenho claros e monitoramento constantes das atividades;
  • motivar e engajar pessoas — o comportamento transparente e sistemático da empresa em benefício de um relacionamento de confiança com os colaboradores.

Como você viu, os indicadores de produtividade são eficientes na medição e mensuração da performance, além de auxiliar os gestores em suas decisões, garantindo que sejam tomadas com base em dados e não por achismo — quanto maior o controle, melhor será o posicionamento e estabilidade da marca no mercado.

Se você gostou do post e está em busca de uma ferramenta completa e eficiente para auxiliar no gerenciamento da produtividade da sua empresa e utilizar os indicadores corretamente, conheça mais sobre a solução WorkForce!

Quer saber mais sobre como a tecnologia para R.H. pode alavancar o seu negócio?