As pessoas são a chave para o sucesso de um negócio e quanto mais alinhado o perfil, melhores serão os resultados. Por isso, o mapeamento de perfil comportamental é um importante aliado do RH e da empresa na gestão de talentos.
Sua aplicação permite analisar cada colaborador e identificar características, habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento das atividades. Com ele é possível elaborar um planejamento estratégico mais consistente, sobretudo quando envolve o capital humano.
O objetivo deste post é mostrar a utilidade e importância do mapeamento comportamental para o desempenho geral da empresa. Continue lendo e veja as vantagens de usar esse método nas estratégias de gestão de pessoas!
Para que serve o mapeamento de perfil comportamental?
Essa é uma metodologia utilizada sobretudo pela equipe de RH que permite analisar os colaboradores individualmente para identificar as principais habilidades e competências. Com isso, é possível saber quais são os pontos fortes e fracos dos profissionais, facilitando o desenvolvimento.
O mapeamento de perfil pode também ser utilizado no processo de recrutamento e seleção. As chances de acerto na contratação são maiores quando, desde o início, o perfil é alinhado com o que a empresa espera e necessita.
Para ser efetivo, o método se divide em três etapas:
- observação;
- aplicação de questionários e/ou testes;
- consolidação e análise dos resultados.
De modo geral, os perfis se dividem em 4 grandes grupos, possibilitando ao RH e empresa, o aproveitamento de acordo com os cargos, funções, áreas e demandas.
Veja quais são eles:
- comunicador – perfil comunicativo e carismático com grande poder de persuasão e facilidade de relacionamento;
- executor – perfil autoconfiante, que adora desafios e competitividade, munido de coragem extrema para atividades complexas.
- planejador – perfil de pessoas calmas e estáveis que sabem lidar bem com situações de tensão;
- analista – perfil detalhista, da organização e da habilidade de condução e execução de processos.
Dentro desses grupos, o mapeamento serve para explorar ainda mais cada perfil e descobrir potencialidades. Muitas vezes o talento que a empresa procura pode estar nos próprios colaboradores, que ainda não tiveram a chance de desenvolver determinadas competências.
Qual a importância e vantagens dessa metodologia?
Para que cada colaborador entregue excelência no dia a dia de trabalho é preciso que suas atividades estejam condizentes com o que ele sabe e pode fazer. Assim, o mapeamento de perfil comportamental ajuda a construir esse match perfeito.
Não adianta querer que um colaborador exerça um determinado cargo, com responsabilidades complexas se não estiver preparado para lidar com situações que exigem controle emocional ou capacidade de tomar decisões sob pressão, por exemplo.
Um bom mapeamento pode aproximar ao máximo as necessidades dos colaboradores com os objetivos da empresa ao aproveitar, aprimorar e valorizar as características essenciais de cada perfil comportamental.
Entre os benefícios mais notáveis de aplicação do mapeamento de perfil comportamental podemos elencar:
- redução do turnover – quando os colaboradores percebem um movimento da empresa para aproveitar melhor cada perfil, não sentem necessidade de buscar novas oportunidades;
- aumento da motivação – com o mapeamento, muitos colaboradores acabam descobrindo habilidades que nem sabiam que existiam e com isso, passam a se dedicar mais para se aprimorar e ter mais chances de crescer dentro da empresa;
- fortalecimento da cultura organizacional – ao mapear o perfil, a empresa consegue também consolidar e fortalecer sua cultura, considerando a adequação dos colaboradores aos valores e filosofia da organização;
- retenção de talentos – embora salários e benefícios sejam importantes, os talentos da atualidade estão interessados em valorização, oportunidades e crescimento. O mapeamento de perfil é um estímulo a mais para a permanência, considerando que a empresa pode melhorar em todos os sentidos, por meio dos seus talentos.
Como a Intelligenza pode ajudar nesse mapeamento?
A solução SAP SuccessFactors da INTELLIGENZA, por exemplo, traz ferramentas de análise da força de trabalho, People Analytics, além de planos de desenvolvimento e sucessão — uma ferramenta robusta para ajudar a traçar um perfil completo de cada colaborador, individualmente.
Com a ajuda tecnológica, o trabalho do RH no mapeamento de perfil comportamental pode ser mais fácil e ágil. Uma ferramenta automatizada é ideal para observação, aplicação de questionários, análise dos resultados e tomada estratégica de decisão que seja favorável para os talentos e vantajosa para a empresa.Gostou do post? Para maior efetividade do mapeamento de perfil comportamental dos colaboradores da sua empresa, o ideal é contar com uma ferramenta especializada, por isso, convidamos você a conhecer todas as funcionalidades do SAP SuccessFactors!