A Secretaria de Inspeção do Trabalho acaba de lançar um projeto para ajudar os empregadores a entenderem melhor a nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Trata-se do FGTS Digital na prática, uma série de vídeos curtos que serão divulgados semanalmente nas redes sociais da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho, no portal do FGTS Digital e trarão temas específicos sobre o uso do FGTS Digital, como:
- geração de guias;
- cálculo da multa rescisória;
- consultas de débitos;
- utilização do eSocial como base de dados;
- entre outros.
De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho, o objetivo da iniciativa é capacitar os empregadores para que possam utilizar a nova plataforma de recolhimento do FGTS de forma eficiente e segura, além de esclarecer dúvidas e orientar os empregadores sobre as principais mudanças em relação ao sistema anterior.
O FGTS Digital traz inúmeras vantagens para as empresas. Com ele, será possível realizar consultas, solicitações e regularizações do fundo de garantia de forma totalmente digital, o que significa mais praticidade, agilidade e segurança.
“A expectativa é que o projeto ajude a disseminar as informações sobre o FGTS Digital e contribua para a melhoria do ambiente de trabalho no país”, esclarece o Auditor-Fiscal do Trabalho Audifax Franca Filho, Coordenador de Gestão e Fiscalização do FGTS, vinculado à Secretaria de Inspeção do Trabalho.
Confira o primeiro vídeo da série, que traz uma visão geral do sistema, abaixo: