A descentralização do RH é a transferência de responsabilidade e autoridade internamente, aproximando as decisões dos níveis hierárquicos mais baixos. Assim, é um modelo que ajuda a gestão de pessoas a focar em suas atividades estratégicas, como desenvolver talentos e motivar as equipes.
Hoje, a tecnologia possibilita que essa descentralização ocorra com total visibilidade sobre os processos e tarefas. Portanto, embora estejam mais próximas da linha de frente, o departamento de RH não perde o controle sob as atividades e pode intervir sempre que for necessário.
Neste conteúdo, abordamos o que significa a descentralização e quais são os principais motivos para implementar na sua empresa. Continue a leitura!
O que é descentralização do RH nas empresas?
Em Introdução à Teoria Geral da Administração, 7 ed, Idalberto Chiavenato define a descentralização nas empresas:
“A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomada de decisão está alocada próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.”
Para Chiavenato, o papel da descentralização é aproximar o poder de decidir e agir do cenário em que as medidas serão implementadas. Do ponto de vista do RH, podemos dizer que isso significa que certas atividades do setor serão transferidas para outros personagens, como líderes de equipe e colaboradores.
Quais são os 5 motivos para implementar a descentralização do RH?
Ao descentralizar as atividades certas, o departamento de RH pode colher diversas vantagens. Ao não estarem sobrecarregados de tarefas, esses profissionais conseguem explorar todos os benefícios da gestão de pessoas para as empresas.
1. Ter agilidade na tomada de decisão
As decisões descentralizadas são tomadas na ponta, eliminando uma série de etapas entre os acontecimentos e a resposta da empresa.
2. Dar autonomia para os profissionais
A descentralização aumenta o poder dos colaboradores e gestores imediatos, que têm mais espaço para agir.
3. Desafogar o departamento de recursos humanos
A descentralização requer delegação de tarefas. Logo, após ser implementada, haverá profissionais de RH com mais tempo disponível para atividades ligadas ao crescimento do capital humano, redução do turnover, desenvolvimento de pessoas, etc.
4. Fazer a gestão do trabalho remoto
No trabalho remoto, a descentralização ajuda a empresa a implementar uma gestão de desempenho eficiente. Controlar a jornada, tomar decisões sobre ausências do colaborador, avaliar a atuação no dia a dia, tudo isso se torna mais difícil com centralização no trabalho a distância.
5. Incentivar a participação de líderes nos processos de RH
Você também pode promover a participação dos líderes na gestão de talentos. Nas contratações, por exemplo, o gestor da equipe ajuda a selecionar um candidato mais aderente às necessidades do time. Igualmente, nas avaliações de desempenho, ele é a pessoa mais próxima do colaborador para trazer informações.
Como funciona a descentralização do RH na prática?
A descentralização do RH não é um jogo de tudo ou nada, mas uma técnica de gestão para transferir as atividades certas dentro da empresa. Os exemplos de atividades que podem ser descentralizadas total ou parcialmente são amplos:
- controle de ponto;
- avaliação de desempenho;
- gestão de tempo e banco de horas;
- organizar as férias da equipe;
- montar escalas de trabalho;
- entrevistas de recrutamento.
Lembre-se também de considerar a automação de tarefas em conjunto com a descentralização. Em muitas rotinas, um software pode assumir as atividades e reduzir ainda mais a carga de trabalho.
Opções de autoatendimento
Uma inovação interessante para descentralizar rotinas com eficiência são as tecnologias de autoatendimento. Nelas, o próprio interessado no serviço de RH acessa as informações e executa as ações para satisfazer suas demandas. É como já acontece em outras áreas, como aplicativos de delivery, internet banking e caixa eletrônico.
A melhor solução para implementar processos de autoatendimento no RH é o SAP SuccessFactors Employee Central. Essa solução centraliza todas as informações sobre o organograma de funcionários e cadastros do colaborador, dando total visibilidade dessa estrutura para os profissionais de RH.
Por outro lado, os colaboradores conseguem ter acesso às informações autorizadas, dispensando a abertura de solicitações no RH. Algumas das possíveis ações são as seguintes:
- registro de presença;
- visualização de saldos, horas extras e prêmios;
- cálculos salariais de tempo e pagamento;
- adesão a benefícios;
- painel de informações cadastrais do colaborador (cargo, jornada, regime de trabalho, etc.)
Logo, o próprio funcionário consegue obter as informações sobre suas atividades, resolvendo a demanda antes de chegar ao setor de Recursos Humanos.
Como implementar na sua empresa?
O processo de descentralização exige a superação de dois desafios. O RH precisa entender em que atividades a medida é recomendável e desenhar novos processos. Além disso, a tecnologia é indispensável para manter a visibilidade e supervisionar as ações.
Você pode contar com as nossas soluções de negócios e tecnologia para ajudar a sua empresa nessa transformação. A Intelligenza é parceira da SAP, e sua empresa pode receber nosso auxílio em todo o processo de aquisição e implementação do SAP SuccessFactors Employee Central.
Além disso, por meio da consultoria em gestão de pessoas, identificamos quais são as demandas do RH e buscamos inovações para melhorar o desempenho do setor. Automação de processos, controle da força de trabalho e e-Social são alguns exemplos de áreas em que podemos contribuir com soluções para sua empresa.
Sendo assim, você pode aplicar a descentralização do RH na sua empresa e aumentar a participação dos líderes e colaboradores nas atividades. Logo, terá ganhos de agilidade e eficiência proporcionados por essa estratégia.
Um excelente ponto de partida para aumentar a participação é descentralizar atividades dentro do plano de sucessão, você conhece essa atividade? Leia nosso guia completo e entenda como aplicá-lo na sua empresa!