RH estratégico: entendendo do conceito à prática

O RH, que antes atuava nos bastidores em atividades operacionais e burocráticas é agora chamado de RH estratégico e abraçou a responsabilidade de ser mais abrangente, com maior autonomia para ajudar os gestores a melhorar os resultados dos setores.

Cada vez mais se torna necessário o gerenciamento de talentos, para atrair e reter os profissionais de alta performance. O trabalho do RH estratégico é desenvolver um modo saudável e equilibrado de unir objetivos — da empresa, dos gestores e dos colaboradores.

Neste post você vai saber o que é o RH estratégico, quais as diferenças para o RH tradicional e o principal foco do departamento. Continue lendo e saiba como implementar o RH estratégico na sua empresa!

O que é RH estratégico?

O departamento permanece com a essência de cuidar das pessoas. Entretanto, suas funções se maximizaram e se tornaram estratégicas. Isso quer dizer que o RH cresceu nos últimos anos e mudou sua forma de atuação.

Além das atividades operacionais que envolvem as questões legais e burocráticas dos colaboradores, o RH é agora um braço forte dos gestores. O papel estratégico significa que ele pode ser considerado um conselheiro dentro da empresa.

Suas atribuições estão vinculadas à gestão, buscando intermediar e melhorar a relação entre gestores e colaboradores para que os resultados sejam cada vez mais efetivos. Seu maior desafio é conectar as pessoas à cultura organizacional e ao ambiente em que estão inseridas.

Nesse contexto, o RH estratégico cria elementos importantes de valorização e estímulo à motivação e engajamento, para atrair, desenvolver e reter os melhores talentos. Em paralelo às ações de branding são colocadas em prática para construir a boa imagem da organização.

O RH estratégico utiliza dados, deixando de lado o achismo para ajudar os gestores na tomada de decisão. Com as informações concretas se baseia em pilares da gestão de pessoas:

  • Provisão – de pessoas;
  • Aplicação – de processos estratégicos;
  • Remuneração – gestão de cargos e salários;
  • Desenvolvimento – capacitação dos colaboradores;
  • Manutenção – cumprimento das relações trabalhistas;
  • Monitoração – incorporação da tecnologia.

Quais as principais diferenças para o RH tradicional?

O RH tradicional é responsável pelas atividades administrativas, operacionais e burocráticas, relacionadas à legislação trabalhista. O departamento não intervém, diretamente, nos outros setores para dar suporte de gestão.

O setor engloba – admissão, demissão, folha de pagamento, benefícios, direitos e obrigações dos colaboradores. Sua função é cuidar para que funcionários e empresas cumprissem seus papéis dentro da legalidade.

As funções permanecem, ou seja, a equipe do departamento pessoal continua atuando de forma contínua para manter a estrutura e organização documental trabalhista, mas o RH agregou mais responsabilidades.

A mudança para a versão estratégico permite que o RH contribua com mapeamento, levantamento de necessidades, sugestão e aplicação de treinamentos e capacitações para um ou mais colaboradores, conforme a necessidade dos setores.

Enquanto o RH tradicional se preocupa em minimizar os gastos e controlar a folha de pagamento, o RH estratégico canaliza os esforços em fazer com que os investimentos se transformem por meio de um trabalho produtivo dos colaboradores.

Qual é o foco principal do RH estratégico?

O maior foco está na intermediação dos interesses dos empregados e da organização. Para isso, o RH estratégico tende a participar das reuniões de gestão para entender as dores e deficiências dos setores e assim colaborar mais efetivamente.

Dessa forma, seja para abrir processos de recrutamento e seleção, seja para resolver conflitos, o RH consegue ter segurança para buscar os perfis mais adequados e sugerir ações e práticas na conduta do gestor com seus liderados.

A ideia é que o RH cuide do bem-estar das pessoas e saúde do clima organizacional para que os colaboradores se sintam valorizados, fazendo melhores entregas em projetos e atividades.

A promoção de um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento do capital humano desenvolve um sentimento agradável nas pessoas, o que pode facilitar o trabalho do RH e assegurar melhor eficiência de cada talento.

O RH estratégico é, acima de tudo, analítico, percebendo o todo para encontrar pontos de eficiência e deficiência. Assim é possível detectar quando algo não está adequado ou identificar profissionais não alinhados às propostas da empresa.

Sua influência positiva é notável, considerando que os gestores estão a cada dia mais dispostos a deixar que o RH entre em suas áreas para avaliar os processos e sugerir mudanças com sua visão estratégica e afiada do negócio.

Vem dele o auxílio aos gestores na avaliação do perfil comportamental para identificar soft e hard skills essenciais ao desempenho no trabalho. Com essa identificação os gestores podem direcionar os colaboradores a um caminho com maior chance de êxito.

O interessante é que o RH estratégico cuida para que essa caminhada seja satisfatória para as duas partes. A empresa rumo ao alcance dos resultados e vantagem competitiva e os colaboradores em direção à realização pessoal e profissional.

Como implementar o RH estratégico na empresa?

A cultura onde o RH estratégico está inserido, se estabelece de forma gradativa. Nem todas as empresas e gestores estão preparados para um modo de atuação tão incisivo. A transformação é drástica, por isso, deve acontecer com prudência.

O que isso quer dizer? Para não gerar conflitos e choque entre gestões, o ideal é planejar as ações de mudança, com o objetivo de ganhar a confiança dos líderes e colaboradores.

Veja alguns passos que você pode seguir para acertar na transição do RH tradicional para o RH estratégico:

  • avaliar a situação atual – levante as informações mais relevantes para diagnóstico e definição das melhores práticas estratégicas no futuro;
  • estabelecer critérios e objetivos – saiba como o RH deverá atuar no novo formato, sempre alinhando interesses dos colaboradores e da empresa;
  • acompanhar os resultados – os resultados devem ser apurados através do uso de indicadores que permitam mensurar e medir o desempenho a partir das ações implementadas;
  • investir no employer branding – ser considerada uma marca empregadora é um ótimo começo de mudança para uma empresa que deseja ter um RH estratégico. É um título que depende da satisfação e engajamento de todos os que atuam na empresa;
  • modernizar os processos da empresa – além do uso de metodologias diferenciadas é preciso considerar a implantação de soluções tecnológicas capazes de gerar dados confiáveis e dar suporte às decisões.

Ampliando o tópico da modernização, com as ferramentas adequadas o RH estratégico pode ter um sucesso imediato à sua implantação. As pessoas, quando veem resultados, tendem a dar um voto de confiança, mais facilmente.

Um sistema integrado pode ser a chave de sucesso de implementação do novo RH e ajudar na centralização das informações e no gerenciamento dos processos com maior grau de precisão e efetividade nos resultados.

A Intelligenza é uma parceira da SAP na comercialização das licenças de software da plataforma. A solução SAP SuccessFactors, criada para gerenciamento e retenção de talentos, mostra os resultados de performance dos funcionários, o que favorece o trabalho do RH estratégico.

O sistema permite criar:

  • Modelo de metas e desempenho;
  • Rede de colaboração;
  • Ferramentas de seleção e recrutamento;
  • Planos de desenvolvimento e sucessão;
  • Plataformas de treinamento online;
  • People Analytics;
  • Remuneração estratégica;
  • Processos dinâmicos de integração;
  • Processamento de folha de pagamento; 
  • Central do colaborador.

O RH estratégico é a ponte que toda empresa precisa para conectar as pessoas e auxiliar na condução dos processos de rotina. Com esse apoio, os gestores terão maior foco para se dedicarem ao planejamento estratégico e gerenciamento do negócio, como um todo.

Se você gostou deste post e percebeu que é um bom momento para mudanças na estrutura organizacional da sua empresa, que tal conhecer as soluções da Intelligenza e como elas podem gerar impacto efetivo nos seus resultados.

2022-02-11T14:06:01-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.
Ir ao Topo