A Gamificação nas empresas é uma solução para promover o engajamento de clientes e colaboradores. Não à toa, é uma tendência, especialmente na gestão de pessoas, que lida com o desafio de manter os funcionários comprometidos e motivados.
No entanto, ainda existem dúvidas sobre o tema. Até porque, a aplicação vai além de introduzir jogos nas atividades, e os conceitos de gamificação encontram diferentes aplicações no contexto empresarial.
Para entender como introduzir as dinâmicas de jogos e quais são os benefícios para as empresas, continue a leitura. A seguir, explicamos como ter resultados com essa estratégia, a fim de contar com pessoas mais engajadas e produtivas!
O que é gamificação?
A gamificação é o uso de mecanismos e dinâmicas de jogos em situações e processos fora do contexto dos games. Assim, importamos para ações comerciais, marketing, treinamento, onboarding, entre outras atividades, um novo tipo de experiência, com foco em engajar e motivar as pessoas.
Nesse sentido, o design de jogos traz inúmeras possibilidades que podem ser adotadas para fazer a também chamada ludificação de uma atividade.
Regras
Em primeiro lugar, temos as regras, que definem o valor das ações dentro do jogo. Assim, os participantes sabem o que pode ser feito, como o jogo deve ser organizado, o que é proibido e demais informações.
Pontuação
O desempenho dos participantes costuma estar relacionado a um sistema de pontos, como os gols do futebol e dinheiro do banco imobiliário. Com isso, a pontuação pode gerar consequências, como eliminações e recompensas.
Desafio
Os jogos também são formados por desafios. Em geral, eles pedem a colaboração ou disputa entre os participantes para serem solucionados.
Níveis
Outra dinâmica é a de níveis. Muitos jogos são formados por etapas progressivas, em que a dificuldade dos desafios, a pontuação e as consequências aumentam à medida que os participantes superam os obstáculos.
Enredo
Em alguns casos, os desafios e níveis estão inseridos dentro de uma história. Assim, o progresso dos jogadores também representa o desenrolar do enredo.
Roleplay
O roleplay são os jogos de dramatização. Nesse caso, o participante interpreta uma personagem, interagindo com os desafios e demais participantes a partir da perspectiva dela.
Elementos de sorte
Outra dinâmica comum são os elementos de aleatoriedade: dados, moedas, baralho, roleta e outros. É comum que a sorte sirva para equilibrar os jogos, opondo-se aos elementos de estratégia e habilidades.
Leaderboards
Também é comum que exista o comparativo de desempenho entre os participantes, formando quadros com os melhores do jogo.
Qual é a importância da gamificação?
O objetivo da gamificação nas empresas é modificar experiências, criando envolvimento, engajamento e motivação. Isso ocorre porque os jogos satisfazem desejos e necessidades humanas, especialmente de estima, relacionamento e realização pessoal, por exemplo:
- conquista;
- respeito dos outros;
- solução de problemas;
- autoestima;
- status e reconhecimento;
- amizade.
Por isso, a gamificação pode auxiliar diversas atividades para colaboradores:
- campanhas de marketing;
- programas de fidelidade;
- gestão de desempenho;
- treinamento de pessoas;
- onboarding.
Em todos os casos, a gamificação traz vantagens de engajamento, motivação e envolvimento das pessoas nas atividades. Aliás, é muito comum usar essa estratégia para desenvolver relacionamentos entre pessoas, bem como para com a marca comercial e empregadora da organização.
As dinâmicas de jogos também facilitam processos de aprendizagem em geral. Portanto, com alguma frequência são utilizados para ensinar algo ao cliente ou ao colaborador, que, de outra maneira, seria entediante ou de difícil compreensão.
Como a gamificação funciona no RH?
No RH, a gamificação pode ser utilizada nos processos de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção de pessoas, onboarding, treinamento, avaliação de desempenho e gestão de benefícios. Além disso, pode ser uma forma de engajar e motivar os profissionais no trabalho.
A implementação pode seguir duas lógicas distintas. Na primeira, a própria atividade é gamificada. Na segunda, embora a atividade não mude, ela passa a estar inserida em um ambiente gamificado.
Um exemplo do primeiro caso é criar um treinamento em formato de jogo para os colaboradores. Aqui, o conteúdo em si, ganha contornos de um game, com fases, desafios, níveis e pontos.
Já para ilustrar o segundo, temos o uso de um treinamento tradicional em um contexto gamificado. Imagine que, após assistir às aulas, o colaborador ganha pontos e suba de nível em uma plataforma. Perceba que as aulas são as mesmas, mas ela tem um novo significado por estar associada a uma interação de jogo.
Aliás, nada impede que ambas as formas de gamificação nas empresas sejam aplicadas de forma simultânea. É até comum que, dentro de uma plataforma gamificada, existam projetos de RH com o conteúdo igualmente transformado pelas dinâmicas de jogos.
Quais são os benefícios da gamificação nas empresas?
A gamificação é uma das estratégias disponíveis para os gestores melhorarem resultados relacionados às pessoas. Por isso, podemos destacar diversos benefícios para os indicadores de RH.
Motivação e engajamento
As pessoas terão mais atenção e comprometimento para com a atividade, porque têm necessidades de estima, relacionamento e realização pessoal atendidas no processo. Logo, estarão mais motivadas e engajadas no ambiente e nas atividades gamificadas.
Produtividade
O impulso dado pela gamificação pode estar voltado para a produtividade dos colaboradores. Criar pontuações para avaliar o desempenho, quadros de líderes, desafios e recompensas são exemplos do que pode ser aplicado para transformar o trabalho e melhorar os resultados entregues pelo colaborador para a empresa.
Inovação
Além de ser uma prática inovadora, a gamificação pode ser utilizada para estimular a criatividade na empresa. Para isso, podemos usar as dinâmicas para bonificar e incentivar a sugestão de ideais, projetos e soluções por parte dos colaboradores.
Cultura organizacional
Também é uma oportunidade de melhoria para as empresas que desejam uma cultura mais ligada à informalidade, inovação e criatividade. Afinal, esses valores são reforçados à medida que os serviços de RH são diferentes do tradicional.
Atração de talentos
A mudança do ambiente de trabalho torna a empresa mais atrativa para os talentos, especialmente profissionais jovens. Assim, a gamificação ajuda a superar o desafio de integrar as novas gerações aos quadros da empresa.
Como implementar a gamificação na gestão de pessoas?
A gamificação pode ser implementada no planejamento dos serviços e processos de gestão de pessoas. Para isso, como visto, podemos inserir as atividades em um ambiente gamificado ou alterar o conteúdo para incorporar dinâmicas de jogos.
Invista em competências de design de serviços
Um passo lógico, nesse sentido, é qualificar os profissionais de RH em competências de design de serviços, com foco em gamificação.
Busque parcerias externas
Além disso, é possível encontrar parceiros externos que ofereçam soluções gamificadas para as empresas, por exemplo, testes e jogos para processos seletivos e treinamentos.
Utilize uma plataforma gamificada
A gamificação pode ser implementada com softwares que criam ambientes gamificados para o usuário. Nelas, o desempenho do talento em uma atividade, como recrutamento, onboarding e trabalho é mostrado em formatos de perfil individual, recompensas, pontos, leaderboards e outros mecanismos de jogos.
Procure soluções integradas a plataforma
Ao lado da plataforma que permite à pessoa acompanhar o desempenho, é importante que exista a possibilidade de realizar atividades gamificadas. Como dito, a gamificação pode ocorrer tanto no contexto como nas atividades em si, e esses dois campos de atuação precisam estar integrados.
Aqui na Intelligenza, fornecemos o suporte tecnológico necessário para que as empresas consigam implementar os conceitos de gamificação na gestão de pessoas. Isso é feito com base em soluções digitais integradas ao SAP SuccessFactors.
O Itallent, por exemplo, traz ferramentas para diversos processos:
- onboarding;
- treinamento e desenvolvimento;
- recrutamento e seleção;
- metas e desempenho.
Sendo assim, você pode acelerar a transformação dos processos e atividades, implementando uma tecnologia validada e com diversas funcionalidades para promover a gamificação nas empresas.
Para tirar dúvidas e conhecer as ferramentas disponíveis, acesse o site da Intelligenza e conheça nossas soluções de tecnologia e negócios!