A tecnologia possibilitou aos mais diversos departamentos, dinamizar e automatizar suas ações e ganhar mais eficiência. Desse passo, nasceu o RH 4.0 e o uso de soluções tecnológicas para melhorar a rotina.
Atividades que antes demandavam mais tempo e que eram executadas manualmente, passaram a uma agilidade versátil, possibilitando ao RH uma atuação mais estratégica junto aos demais setores das empresas.
Neste post você vai entender melhor como a tecnologia pode ajudar nos processos da área e consolidar a nova versão do RH 4.0. Continue a leitura para saber quais são as tendências que o RH estratégico pode utilizar para melhorar o engajamento dos times!
Tecnologia e RH: uma aliança promissora
Desde a primeira Revolução Industrial, o modo de fazer gestão vem passando por transformações e adequações para melhorar a performance das empresas e estimular o seu crescimento.
Da substituição da manufatura pela indústria, passando pelo aperfeiçoamento das máquinas e pelo avanço científico, chegamos enfim à indústria 4.0 que engloba a evolução da tecnologia, abrangendo dados e inovações, para impulsionar ainda mais o processo industrial.
De lá para cá muita coisa mudou, sobretudo, a forma de se relacionar com os trabalhadores, personagens de destaque de todas as fases. Com isso, a evolução também aconteceu no departamento responsável pela contratação, acompanhamento e capacitação dos profissionais.
O RH 4.0 nasceu da necessidade de ter um posicionamento mais estratégico, fazendo uso das ferramentas tecnológicas para melhor contribuir com as demandas dos departamentos — e assim a área consegue captar e reter os melhores talentos em benefício da empresa.
Os métodos de trabalho foram modificados para dar maior velocidade aos processos e suprir a necessidade de reposição da mão de obra. Com o RH 4.0 a seleção e análise de currículos são realizadas pela automação, cruzando dados para identificar perfis mais adequados.
Com o trabalho do RH amparado pelos recursos tecnológicos, os profissionais chegam mais preparados e se adaptam mais rápido às suas funções. Além disso, cabe a esse novo RH, um olhar apurado para identificar as possibilidades de melhoria no trabalho e no relacionamento dos times.
Tendências para melhorar o desempenho da rotina no RH 4.0
O uso de ferramentas adequadas, permite a captação de profissionais considerando os pré requisitos determinados pelos gestores das áreas, para filtrar habilidades e competências necessárias ao preenchimento das vagas.
Foi a tecnologia, por meio das soluções desenvolvidas, que influenciou a transformação do RH em uma versão 4.0 e disponibiliza tendências que podem ser usadas para agregar valor ao departamento e ao suporte dado para as gestões nos mais diversos níveis. Veja algumas dessas tendências!
Gestão da Experiência Humana (HXM)
A concentração de esforços para o desenvolvimento do capital humano, com acompanhamento do desempenho para dele extrair uma entrega capaz de ampliar os resultados das empresas é uma das tendências do RH 4.0.
A premissa do HXM é que, quanto melhor a experiência dos colaboradores, seja individual, organizacional ou coletiva, melhor será o seu trabalho e entrega, aprimorando, consequentemente, a experiência dos clientes da empresa.
O RH 4.0 utiliza mecanismos e práticas para gerenciar e promover a identificação dos profissionais com a cultura da empresa e o comprometimento com suas atividades — funcionários satisfeitos têm uma motivação elevada, que impacta positivamente a produtividade e os resultados.
People Analytics
Quais são os colaboradores que mais se destacam ou aqueles que estão subaproveitados na empresa? Como identificar problemas estruturais ou comportamentais que estejam afetando o desempenho?
Essas e outras perguntas que dependem de mensuração e análise de dados podem ser respondidas com o uso de uma metodologia como o People Analytics. Ao coletar e organizar os dados registrados internamente, os números aparecem e precisam ser interpretados corretamente.
Big Data
Essa é outra tendência que pode auxiliar o trabalho do RH ao processar e armazenar os dados para serem utilizados oportunamente na análise de melhorias em médio e longo prazo, com aplicabilidade em uma área ou na empresa como um todo.
Business Intelligence
Também chamado de BI ou Inteligência de Negócio, os métodos empregados possibilitam que as decisões sejam tomadas com base em dados concretos e não mais em achismos, como era no passado.
Como muitas decisões dizem respeito ao capital humano e influenciam diretamente no trabalho de uma equipe, ter em mãos dados consistentes para análise, ajuda a gestão a não adotar medidas que possam prejudicar o negócio em vez de melhorar seus processos.
A função do RH é usar os dados relacionados à gestão de pessoas e, estrategicamente, apontar onde e quando os gestores devem fazer interferências para alcançar melhores resultados dos seus liderados.
Nesse contexto, podem ser identificados pontos como, necessidade de treinamentos, resolução de conflitos, movimentações — aquisição, transferências, substituição ou desligamentos — com base na satisfação e no rendimento dos colaboradores, individual e em equipe.
É importante salientar que todas essas tendências não se tratam de uma ferramenta, mas de métodos que precisam de uma solução tecnológica que permita ao RH 4.0 estabelecer critérios para a coleta dos dados e gerenciamento das informações.
Se você gostou deste post e está em busca de uma solução para transformar o RH da sua empresa em uma versão 4.0, entre em contato com a gente agora mesmo para conhecer nossa unidade SAP para RH estratégico e veja como essas tendências bem aplicadas podem favorecer o seu negócio!