INTELLIGENZA

RH Estratégico

Porque Utilizar a Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho não é um processo recente. Ao longo do tempo, passou por mudanças e aperfeiçoamentos, hoje sendo um método formal e indispensável para todas as empresas, seja de porte pequeno, médio ou grande. Não deve ser vista como escolha da empresa, realizar ou não, mas sim como uma etapa fundamental para o sucesso da organização.

O objetivo é verificar o desempenho de uma pessoa em um determinado período, e a partir daí, traçar um plano de recompensa e/ou desenvolvimento. Segundo Chiavenato (2008): ‘’é a identificação, mensuração e administração do desempenho humano nas organizações’’.

Uma avaliação de desempenho, quando bem estruturada e aplicada, pode trazer inúmeros benefícios tanto para a empresa, quanto para o avaliado. Pensando no colaborador, o mesmo terá a chance de saber quais são os pontos que precisa desenvolver para se aperfeiçoar; terá conhecimento dos pontos fortes que já possui (fazendo com que sua confiança aumente); poderá ter uma visão de futuro, com um plano de carreira traçado e um caminho sólido a seguir. Para a empresa, os benefícios são inúmeros. Uma verdade óbvia, mas muitas vezes esquecida por todos, é que o bem mais precioso que uma organização possui é o seu capital humano. Lembrando desta realidade, devemos cuidar, desenvolver, orientar e recompensar (no momento certo) os colaboradores. Fazendo isto da maneira certa, com justiça e transparência, teremos colaboradores felizes, engajados com os objetivos da empresa e em busca de desenvolvimento pessoal e profissional. Sendo assim, automaticamente teremos colaboradores que produzirão mais e com melhor qualidade.

Vale ressaltar a importância de a Avaliação ser elaborada e aplicada por profissionais competentes e maduros. Quando bem estruturada, trará inúmeros benefícios, como os citados acima. Por outro lado, aplicar uma avaliação de desempenho que não esteja bem estruturada e que seja aplicada por profissionais não preparados, pode gerar estresse e mal-estar para todos os envolvidos. Isso porque a avaliação é um processo delicado, e deve ser tratado como tal. Uma avaliação aplicada por um líder pouco preparado poderá fazer com que o colaborador se sinta diminuído e desmotivado, podendo até causar o seu desligamento, por escolha própria.

A avaliação é um processo que pode mexer com o bolso e com a auto estima do colaborador, além de poder definir a sua carreira profissional. Deve-se ter uma atenção especial ao lembrarmos que estamos lidando com seres humanos, que possuem sonhos, planos e sentimentos. É importante que a empresa invista em treinamentos aos líderes que irão aplicar as avaliações. Um feedback, quando não bem dado, pode ter o efeito contrário do desejado, gerando desconforto e desmotivação.

Toda empresa deseja alcançar as suas metas, e, nesta jornada, ter os colaboradores como aliados é de extrema importância para o sucesso da organização. A avaliação de desempenho se mostra como uma etapa indispensável rumo ao sucesso.

Quer saber mais sobre como a tecnologia para R.H. pode alavancar o seu negócio?