INTELLIGENZA

Geral RH Estratégico

Como definir metas para motivar os seus funcionários?

Como definir metas para motivar os seus funcionários?

Uma gestão verdadeiramente eficiente está baseada em como definir metas para a equipe. Assim, é possível motivar os funcionários e ainda manter o foco nos resultados. De fato, um plano de metas bem estruturado, que contemple ações, prazos e responsabilidades, é indispensável para o aumento da produtividade. Afinal, esse plano serve para direcionar e suportar os profissionais em suas rotinas diárias.

Porém, para motivar e alavancar o desempenho dos times é preciso contar com uma visão sistêmica do negócio, que forneça informações suficientes para um planejamento sólido e abrangente.

Confira agora como definir metas capazes de fortalecer o engajamento interno!

Entenda a estratégia da empresa

O plano de metas deve estar embasado na estratégia da empresa. O primeiro passo é compreender os objetivos macro e então, desdobrá-los em metas individuais e coletivas. Dessa forma, é possível fazer com que todos os profissionais passem a contribuir ativamente para o sucesso da operação.

Defina metas realistas

Vale lembrar que as metas devem ser arrojadas, mas realistas. Caso contrário, podem provocar um efeito negativo, provocando frustração e descrença. Por isso, é essencial considerar o limite de atuação, cargo, experiência e especialização dos profissionais envolvidos. Além disso, o plano de metas precisa ser de fácil compreensão, ou seja, deve apresentar métricas simples, quantitativas, que simplifiquem a gestão e o monitoramento.

Conheça a equipe

Ao mesmo tempo, é preciso conhecer cada membro da equipe, bem como seus talentos, habilidades, preferências, características pessoais, ambições e deficiências. Assim, você consegue avaliar as possibilidades, para então, estabelecer papéis e delegar com assertividade.

Mapeie e disponibilize os recursos necessários

Outra dica de como definir metas motivadoras está relacionada ao mapeamento dos recursos necessários. É preciso prever investimentos em treinamento corporativo, na aquisição de equipamentos, na implantação de novas tecnologias e em marketing. As políticas salariais, os sistemas de recompensas e o plano de carreira também devem ser reavaliados — com a finalidade de incentivar o desempenho dos times.

Conquiste o comprometimento dos funcionários

A eficiência do plano de metas está atrelada ao comprometimento das equipes. Por isso, a sugestão é utilizar a metodologia OKR (Objectives and Key Results), por meio da qual as metas são definidas conjuntamente, entre gestores e funcionários. Entretanto, o próprio funcionário deve determinar, no mínimo, 60% dos resultados a serem alcançados. Desse modo, é mais fácil reforçar o engajamento, o senso de pertencimento e o clima organizacional.

Evidencie as vantagens

Ainda no sentido de promover o comprometimento, cabe a você fazer com que o time compreenda a importância do trabalho colaborativo e também enxergue as vantagens dessa postura, para cada profissional. Remuneração adicional, premiações especiais, reconhecimento e oportunidades de ascensão são apenas alguns exemplos de ganhos reais.

Crie indicadores de gestão

Os indicadores de gestão também devem ser adotados com a intenção de facilitar o acompanhamento do plano de metas. Esses indicadores precisam mostrar atrasos, tendências, problemas e gargalos, de modo a permitir a correção imediata desses desvios. Assim, você deve compartilhar essas informações com os funcionários, de modo estimular a participação e o autogerenciamento.

Reavalie o planejamento

O plano de metas deve ser reavaliado com frequência, para que continue alinhado à realidade do mercado e, principalmente, às necessidades da empresa. Além disso, diversos fatores podem interferir na viabilidade do planejamento original — como as mudanças no cenário econômico, por exemplo. Nesse caso, prioridades, projetos e cronogramas devem ser alterados, buscando sempre os melhores resultados.

Com essas análises, é possível eliminar as dúvidas de como definir metas para as equipes e, então, elaborar um plano realmente eficiente, direcionado ao aumento dos índices de produtividade e motivação.

Para auxiliá-lo na gestão de equipes e de suas metas, disponibilizamos uma material bem bacana para otimizar seus processos e obter uma força de trabalho mais ágil no século XXI.

Baixe agora e simplifique a gestão de equipes

como definir metas

Quer saber mais sobre como a tecnologia para R.H. pode alavancar o seu negócio?