INTELLIGENZA

Geral RH Estratégico

Gestão de pessoas: como engajar talentos na sua clínica médica?

Gestão de pessoas: como engajar talentos na sua clínica médica?

Reter talentos é um dos principais desafios das clínicas médicas atualmente. Afinal, no dia a dia é perceptível a carência de bons profissionais na área da saúde.

Por isso, a gestão de recursos humanos dessas empresas precisa tomar a frente e desenvolver uma série de boas práticas para engajar os colaboradores e mantê-los no time.

Como fazer isso? A seguir, você encontrará 5 excelentes ideias para colocar em prática e vencer essa batalha. Continue a leitura!

1. Dê voz aos colaboradores

Os colaboradores tendem a se engajar mais quando são ouvidos no momento de decisões importantes, já que as medidas implementadas pela clínica têm impacto direto em suas vidas.

Sendo assim, é preciso aumentar a participação dos profissionais nos assuntos da empresa, seja dando voz a eles na definição de estratégias, seja colhendo feedbacks após sua implementação.

2. Invista em políticas de incentivo

Caso os talentos da clínica não sejam reconhecidos, a tendência é que eles busquem um local de trabalho com maiores benefícios. Por isso, a implementação de uma política de incentivos é uma das medidas que mais contribuem para engajar e atrair bons profissionais.

No geral, esse programa tem como base a fixação de metas individuais ou de equipe, as quais, uma vez atingidas, dão direito a uma recompensa. O prêmio pode ser uma bonificação financeira ou uma experiência de vida, como viagens de incentivo, participação em eventos, bolsas de estudos etc.

3. Ofereça um plano de carreira

Para engajar talentos, é fundamental que os profissionais encontrem oportunidades de crescimento dentro do negócio. Logo, o plano de carreira pode ser o diferencial da clínica.

Diante desse instrumento, os colaboradores saberão exatamente o que fazer para atingir pontos mais altos, principalmente o tipo de especialização necessária para cada função e as metas a serem atingidas. Dessa forma, a empresa será mais atrativa para os bons profissionais do segmento.

4. Realize treinamentos e qualificações frequentes

Outro ponto ligado à evolução do profissional é a oferta de treinamentos e qualificações pela clínica. Essa prática é positiva porque a área da saúde muda constantemente em razão do resultado de novas pesquisas e metodologias de trabalho. Assim, o colaborador que não se atualiza fica para trás e, portanto, reduz o valor de sua mão de obra.

Por outro lado, se a empresa não oferece o aprendizado adequado, muitas vezes o próprio profissional arca com os custos dos treinamentos. Quando isso acontece, a clínica se beneficia dessa aquisição de conhecimentos sem participar dos gastos, fato que conduz a uma queda de motivação e engajamento da equipe.

5. Crie um ambiente colaborativo

De forma geral, o ambiente de trabalho é um fator decisivo para mudança ou permanência em um emprego. Por isso, um dos papéis da gestão de recursos humanos é tornar esse local agradável e colaborativo, de modo que as pessoas sintam-se bem ao exercerem suas funções.

Algumas práticas que facilitam essa tarefa são:

  • endomarketing;
  • palestras e cursos sobre motivação e comportamento no ambiente de trabalho;
  • advertência quanto à competição nociva;
  • adoção de práticas para redução de conflitos;
  • definição de critérios prévios e objetivos para obtenção de benefícios;
  • entre outros.

Pois bem, agora você já conhece algumas boas ideias para engajar talentos e tornar a sua clínica mais atrativa para os bons profissionais da saúde.

Gostou do texto? Então, siga nossas redes sociais e tenha acesso a diversos conteúdos para melhorar a gestão de pessoas da sua clínica. Estamos sempre trazendo novidades no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

Quer saber mais sobre como a tecnologia para R.H. pode alavancar o seu negócio?