Você sabe qual a importância da cultura organizacional em hospitais? Vamos pensar no seguinte: funcionários de um hospital lidam com pessoas fragilizadas o tempo todo. Só esse fator já justifica o quanto esses profissionais precisam estar sempre muito motivados, mais do que em qualquer outra profissão.
Além disso, o fato de conviverem diariamente com a doença e a morte pode fazer com que se sintam cansados e impotentes. É aí que a cultura organizacional em hospitais aparece protagonista para mostrar que não estão desamparados. Trata-se de um conjunto de normas, valores e padrões de comportamento no ambiente de trabalho e o estabelecimento de uma nova forma de enxergar a instituição e seus objetivos.
Embora essa cultura seja baseada na missão, visão e valores da instituição, é possível que existam algumas subculturas nos diversos departamentos do local. Isso acontece porque, apesar de ser necessário seguir um padrão de comportamento, cada pessoa tem suas necessidades, urgências e maneiras de lidar com as influências do ambiente externo. E isso tudo deve ser gerido pelo RH.
A implantação da cultura organizacional traz diversas vantagens para o ambiente hospitalar. Vejamos a seguir as principais.
Retenção de talentos
Embora padronize alguns processos, a cultura organizacional em hospitais visa valorizar o profissional e fazer o melhor uso da sua capacidade. Quando um profissional não encontra reconhecimento, ele se sente insatisfeito e a tendência é que vá procurar outro trabalho.
Algumas empresas simplesmente não se importam com isso e acabam perdendo grandes talentos. A valorização, entretanto, faz com que o profissional permaneça e sinta a cada dia mais vontade de fazer o seu melhor. O hospital, os pacientes e o próprio profissional só têm a ganhar.
Redução de custos
Com a padronização dos procedimentos, fica mais fácil detectar e corrigir erros. Isso reflete diretamente no departamento financeiro, visto que retrabalhos e desperdícios de materiais são reduzidos.
Trata-se de uma forma de buscar essa redução de forma gradual e natural, e não simplesmente cortar investimentos sem se preocupar com a qualidade do serviço prestado.
Melhores resultados
A otimização do trabalho também reflete nos resultados. Profissionais motivados tendem a tomar decisões e ações mais acertadas no atendimento aos pacientes. Até a forma de tratar as pessoas muda.
Além disso, há o fator psicológico: um profissional que se sente bem consigo mesmo e no ambiente de trabalho, por se sentir valorizado, passa a enxergar a vida e a profissão com mais positividade. Dessa forma, consegue transmitir aos pacientes mais esperança e fé na recuperação.
Facilidade na implantação de programas de qualidade
Muitos hospitais não conseguem implantar programas de qualidade pela falta de uma cultura organizacional. Sem esses parâmetros, é como se todo mundo ficasse um pouco perdido, sem saber exatamente o que fazer. E como conseguir um certificado de qualidade dessa forma?
Quando todos os profissionais trabalham juntos por um único objetivo, fica mais fácil ser aprovado em um programa de qualidade. E não precisamos nem falar da credibilidade que isso gera à instituição, não é mesmo?
Entendeu as vantagens da implantação de uma cultura organizacional em hospitais? Siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como esse! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.