Os desafios da área de saúde sempre vão envolver o bem-estar dos pacientes. Partindo daí, temos que incluir também nesse raciocínio as pessoas que são responsáveis por promover esse bem-estar, ou seja, o capital humano. É nesse aspecto que entra a importância de trabalhar a cultura interna nesses locais.
Nessa área, configuram o capital humano: médicos, enfermeiros, recepcionistas, técnicos, profissionais de manutenção, dentre outros envolvidos direta e indiretamente com o trabalho nos estabelecimentos de saúde.
Sabendo que cada um desses personagens pode transformar a vida de alguém para melhor, como não se questionar sobre quem gerencia essas pessoas no âmbito administrativo?
Neste material, vamos discutir os principais desafios do RH na área de saúde, chamando atenção para a necessidade de valorizar a gestão de pessoas para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela equipe de profissionais. Veja cada um dos desafios!
Eficiência na rotina
A começar pela rotina de atendimentos e todos os processos envolvidos, cabe ao RH a iniciativa de otimizar recursos e trazer mais eficiência para os procedimentos.
Para isso, é preciso inserir ferramentas que agilizem procedimentos sem perder a qualidade, como os softwares de RH, que representam a combinação ideal entre questões humanas e demandas operacionais.
Gestão humanizada
Humanizar o atendimento na área de saúde é algo extremamente necessário nos dias de hoje, já que há uma certa insatisfação por parte de pacientes de rede pública e privada em relação à conduta de profissionais.
Isso ocorre muitas vezes pelo ambiente estressante que essas equipes trabalham, já que lidam com a pressão da rotina de um hospital, ambulatório ou clínica. Diante dessa realidade, um desafio constante do RH é realizar uma gestão baseada em valores humanos, na qual as pessoas são respeitadas em sua totalidade.
Integração de dados
A fim de criar uma única referência sobre o quadro clínico de pacientes, já há medidas como o Prontuário Eletrônico, que garante a integração dos dados referentes ao estado de saúde do paciente, procedimentos, exames, e o unifica em um único acesso.
Recursos como esse diminuem falhas e o desperdício de tempo e capital, além de configurar uma atuação preventiva (que traz resultados mais duradouros).
Inovação
A área de saúde é um pouco mais conservadora quando comparada ao resto do mercado, porém, esse é outro ponto que tem se tornado um obstáculo para aumentar a qualidade no setor.
Diversos países pelo mundo estudam de que maneira os recursos humanos podem adequar ainda mais os serviços de saúde às demandas contemporâneas.
Pensando no aspecto institucional, existem três esferas que demandam inovação do RH:
- o recrutamento, melhorando esse processo;
- a força de trabalho, atuando na melhora de desempenho;
- a rotatividade de colaboradores, a qual deve ser reduzida com estratégias internas eficientes.
Visão flexível
Tudo isso só será possível a partir de uma abordagem mais flexível nos estabelecimentos de saúde, com esforços para diminuir a burocratização e modificar essa relação mecanicista entre profissionais para que, consequentemente, isso seja transmitido aos pacientes.
Gostou de aprender sobre desafios do RH na área de saúde? Agora está na hora de conhecer soluções inovadoras capazes de transformar a gestão dos recursos humanos. Veja algumas delas na nossa página e entre em contato conosco!