Muito se fala em mobilidade nos dias de hoje, uma vez que a internet está disponível em todos os cantos e as pessoas estão no mundo virtual quase que integralmente, por meio dos seus smartphones e demais dispositivos. No entanto, pouca gente já parou para refletir sobre qual a relação entre os Recursos Humanos e a tecnologia mobile.
Como o próprio nome já diz, trata-se da aplicação de novas possibilidades na área de Recursos Humanos e nos seus mais diversos segmentos, sobretudo na hora de atrair, selecionar, monitorar e desenvolver pessoas. Quer entender um pouco mais sobre esse tema? Então não deixe de conferir o post de hoje!
Treinamento e tecnologia mobile
Possivelmente, um dos grandes benefícios de utilizar a tecnologia mobile nos Recursos Humanos é a possibilidade de aumentar a eficiência e o alcance dos treinamentos realizados por uma empresa. Uma das opções mais interessantes, por exemplo, é enviar áudios, vídeos ou conteúdos escritos, que podem ser acessados imediatamente de qualquer local.
Dessa maneira, não há desculpas para faltas e nem para atrasos. Você pode proporcionar um programa completo e garantir maior adesão e acesso, permitindo que o RH cheque os resultados em tempo real, analisando o nível de acessos, o desempenho dos colaboradores em testes e avaliações, a frequência e muito mais.
Recursos Humanos e prospecção
Uma das formas mais interessantes de utilização da tecnologia mobile no RH é na prospecção de novos talentos. Grandes empresas já estão procurando e contratando profissionais por meio da internet. A mais nova onda nos Recursos Humanos em se tratando de redes sociais, por exemplo, é a criação de fanpages para atrair candidatos.
Com esse tipo de mídia, qualquer diretor de recrutamento, gestor ou contratante abre um canal de comunicação com jovens que desejam trabalhar no seu setor, seja para um estágio, para um programa de trainee ou mesmo para um cargo efetivo. Por meio desse canal, é possível divulgar vagas, vídeos e ações relacionadas com o negócio.
Aumento da produtividade
Já é notório que estratégias como o famoso “relógio de ponto” já não são suficientes para garantir bons resultados no final do mês, independentemente da área de atuação da empresa. Diante dessa realidade, os profissionais de Recursos Humanos estão buscando no mobile uma alternativa para aumentar a produtividade.
A tecnologia permite uma comunicação muito mais efetiva e dinâmica, que possibilita que líderes, gestores e funcionários do RH entrem em contato com seus colaboradores em tempo real, passando instruções, feedbacks ou mesmo fazendo cobranças. Apps de mensagens, como WhatsApp ou Facebook Messenger estão cada vez mais presentes nas empresas.
Lembretes e avisos instantâneos
Outra maneira na qual os Recursos Humanos e a tecnologia mobile podem se integrar com perfeição é no momento dos profissionais de RH passarem lembretes e avisos para os demais funcionários. Se antigamente era imprescindível colocar quadros de mensagens no local de trabalho, enviar memorandos ou e-mails, agora isso é feito em tempo real.
As empresas estão utilizando os novos canais e aplicações móveis com uma frequência impressionante. Surgiu uma reunião com urgência amanhã? Disparos de SMS e WhatsApp ajudam a difundir a notícia. Quer que um colaborador entregue algo logo cedo? Acione-o e mande tudo via celular.
E agora, entendeu melhor como a tecnologia mobile pode ser aplicada nos Recursos Humanos? Gostou desse conteúdo? Então não deixe de seguir nossos perfis no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Youtube!