O sentimento de pertencimento transforma o relacionamento, a dedicação e os resultados alcançados pelos profissionais de uma empresa, fazendo que eles se sintam parte essencial do negócio!
Quando os colaboradores desenvolvem o sentimento de pertencimento dentro da empresa é sinal de que as estratégias de valorização do trabalho e envolvimento nas decisões estão surtindo um efeito positivo.
A ideia não é gerar algo que remeta à posse, mas a um estado de satisfação contínua, em um clima organizacional que motiva o profissional a se dedicar todos os dias em benefício da empresa em que trabalha.
Qual o conceito de pertencimento nas organizações? Continue a leitura e veja como esse pode ser um importante fator de retenção e saiba como implementar o desenvolver o sentimento de pertencimento na sua empresa!
O que significa o senso de pertencimento nas organizações?
Para muitos profissionais, a carreira corresponde ao maior objetivo de vida, logo, o investimento intelectual, senso colaborativo e a dedicação fazem parte do comportamento de quem deseja ser notado e inserido.
À medida que a relação entre o profissional, a equipe, a liderança imediata e a empresa em totalidade se estreitam, sendo bom para as duas partes, é natural que o sentimento de pertencimento ocorra de forma gradativa e confortável.
O pertencimento gera um sentimento de estar no lugar certo, fazendo um trabalho construtivo e feliz. Para alcançar esse nível de satisfação, não basta apenas que o profissional esteja disposto – a organização é diretamente responsável por produzir e estimular esse estado de espírito.
Como esse sentimento contribui para a retenção dos talentos?
Nenhum profissional chegará na empresa e se empenhará, se não tiver motivos para “vestir a camisa”. Possivelmente ele partirá na primeira oportunidade em que receber uma proposta, que pareça valorizar melhor suas competências e habilidades.
A retenção de talentos está em, sobretudo, olhar atenta e profundamente para cada profissional, identificar suas motivações, além de avaliar o ambiente e definir se é o ideal para promover o bem-estar e incentivar o engajamento.
Para estar vinculado à empresa, durante um longo período de tempo, um profissional de talento precisa se identificar com o modo de gestão do negócio. Ao visualizar as oportunidades reais de desenvolvimento da carreira, e se conectar com a imagem que a empresa tem no mercado, ele terá verdadeiro senso de pertencimento.
Quando o nível de pertencimento é alto, o mercado pode mudar, a economia pode oscilar ou até mesmo, a concorrência oferecer propostas mais atrativas e rentáveis. Os profissionais acreditam na empresa e podem colaborar para que ela cresça mais.
Dicas para estabelecer ou aprimorar o conceito de pertencimento na sua empresa
A cultura e a forma como a organização percebe seus colaboradores dizem muito sobre o nível de efetividade de uma política de pertencimento. Não basta apenas teorizar sobre a condição de trabalho, mas também assegurar uma prática condizente.
Quem sente pertencimento na empresa onde trabalha, tende a ser mais produtivo, otimista e preocupado com o negócio. É preciso vivenciar e experimentar no dia a dia, uma condição de melhoria contínua – do trabalho e das oportunidades de crescimento.
Embora, a criação e implementação das políticas que envolvem as pessoas, sejam funções do RH, todos dentro da organização são responsáveis por melhorar o ambiente, sendo um trabalho conjunto e complementar.
A organização deve ter o compromisso de fazer com que todos as jornadas valham a pena. Nesse misto de visão empreendedora que enxerga no capital humano, a maior fonte de riqueza e crescimento do negócio, a organização abre espaço para a diversidade, a inclusão e o pertencimento.
Se a sua organização está começando do zero, ou deseja fortalecer os laços do engajamento para produzir um senso maior de pertencimento, trouxemos algumas dicas que podem ajudar nesse processo!
Melhore a comunicação interna
Uma boa comunicação, além da informação sem ruídos, produz interação. Um percurso claro e transparente de tudo o que se passa dentro da organização, torna o ambiente livre de conversas paralelas e interpretações equivocadas.
Estabelecer um canal oficial de comunicação sobre as principais atividades do negócio, elimina a chance de criar movimentos paralelos que sejam prejudiciais ao relacionamento e possíveis conflitos entre as equipes.
O fortalecimento do senso de pertencimento, começa em dizer a todos que são importantes e que o tratamento é igualitário — uma forma de deixar os profissionais cientes do seu papel corporativo.
Ouça os colaboradores
A rotina acelerada, repleta de processos e urgências, condiciona a empresa a pecar em um dos pontos mais vulneráveis das relações humanas — todos têm algo a dizer e desejam ser ouvidos, quando isso não acontece, se retraem e deixam de dar boas ideias.
Os profissionais que atuam diretamente em um projeto, ou executam cotidianamente as atividades são as melhores pessoas para opinar sobre viabilidades e resultados. Ouça as sugestões, observando o ponto de vista de cada um e como agiriam em determinadas situações.
Você pode ter duas surpresas agradáveis. Uma chuva de ideias altamente produtivas e o despertar de novos profissionais que, percebendo a oportunidade de serem reconhecidos, passarão a ter maior engajamento e disposição para o trabalho.
Celebre conquistas
Mesmo que com o vínculo formal de trabalho, determinado pelas normas da legislação, não se pode adotar a postura de que os resultados são frutos de obrigações.
Antes de serem profissionais, os colaboradores são pessoas que sonham e que vibram quando conquistam algo. Não seria diferente no trabalho, mas o fato da empresa não comemorar o fechamento de um contrato, pode gerar frustração, logo, celebre sempre.
Ofereça reconhecimento profissional
Além de celebrar, todas as vezes que um colaborador apresentar uma boa performance reconheça e permita que todos saibam. Faça elogios, enaltecendo as qualificações técnicas e pessoais que levaram a um resultado bem-sucedido.
Diante de desafios, incentive os colaboradores a usar todo o conhecimento e mostrar do que são capazes. Assim, eles verão a empresa com uma apoiadora e não apenas aquela que utiliza seus profissionais para atingir metas.
Promova o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
O bom desempenho profissional depende de uma saúde mental equilibrada, onde a qualidade de vida, o bem-estar e a realização pessoal tem um lugar de destaque na vida de cada pessoa.
Sobrecarregar uma equipe pode resultar no alcance de resultados significativos em curto tempo, porém também traz consequências graves no futuro. A falta de tempo para o lazer e família, acarreta danos que podem ser prejudiciais nas relações de trabalho, comprometendo o desejo de pertencer.
Não existe uma fórmula mágica para que os colaboradores tenham um sentimento de pertencimento genuíno. Essa é uma construção diária e evolutiva, que prioriza os ganhos, considerando o desejo de permanência na empresa.
Podemos afirmar que o sentimento de pertencimento nasce da percepção de respeito, sem distinção no tratamento dos seus colaboradores, independentemente, do grau hierárquico ou tempo na empresa — é a inclusão mostrando o valor e o real sentido da palavra.
Se você gostou deste post, aproveite a visita em nosso blog e leia também sobre as formas de identificar e lidar com funcionários insatisfeitos para transformar a percepção que eles têm da empresa!