INTELLIGENZA

RH Estratégico

Employer Branding: o que é e por que implantar em sua empresa

Com o employer branding é possível melhorar a imagem da empresa e torná-la uma marca empregadora na visão dos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

A empresa que deseja melhorar a percepção do mercado em relação à sua imagem e atuação precisa investir no employer branding. A repercussão positiva de ações que estejam vinculadas aos colaboradores é sempre bem vista e conceituada.

Um ambiente de trabalho agradável, com boas práticas de desenvolvimento na carreira favorece o título de marca empregadora. Afinal, antes de se preocupar com as experiências dos clientes é preciso assegurar que os colaboradores estejam sintonizados com suas propostas.

O objetivo deste post é explicar o que é o employer branding e contribuir com ideias de como colocar o conceito em prática. Continue conosco e veja os benefícios e a importância do employer branding para o crescimento organizacional!

Conceito de employer branding

Employer branding ou marca empregadora é o termo usado para definir o uso de técnicas, ferramentas e ações como meio de estimular o engajamento dos colaboradores e gerar uma percepção positiva sobre a marca no mercado.

Os colaboradores são os principais responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento de uma empresa, considerando a execução das atividades de rotina e os resultados alcançados, individual e coletivamente.

Dessa forma eles também influenciam o modo como a marca é percebida de fora para dentro. Uma empresa de sucesso, com baixo nível de turnover e absenteísmo, por exemplo, sugere um lugar excelente para trabalhar.

Parece algo fácil, bastando promover ações de engajamento, entretanto, o desafio é imenso, a julgar pelos diferentes perfis e necessidades dos colaboradores em alinhamento aos objetivos do negócio.  

Ações práticas para a implantação do employer branding na sua empresa

Se o principal objetivo do employer branding é construir e manter a imagem positiva de uma empresa, as estratégias devem ser canalizadas para fazer dos planos, uma realidade.

Para isso, é recomendável criar estratégias e implementar as ações, envolvendo todos da empresa. Os colaboradores devem estar cientes sobre as intenções da empresa de fortalecer o employer branding.

Alinhamento das ações de comunicação com o departamento de marketing

Embora o envolvimento dos funcionários seja uma responsabilidade do RH em atuação junto aos gestores, o departamento de marketing tem papel fundamental para a fluidez da comunicação interna e externa.

O marketing, com suas campanhas e ações, é quem apresentará de forma clara e objetiva, as práticas da empresa em relação ao employer branding. A divulgação dessas ações deve ser atrativa, o que é uma especialidade do departamento.

Com materiais ricos, relevantes e educativos, tanto os colaboradores, quanto fornecedores e clientes devem ser envolvidos em uma atmosfera de melhoria contínua, para que todos percebam que as mudanças são e serão permanentes.

Realização de pesquisas de satisfação com funcionários

De nada adianta implementar ações para envolver, engajar e motivar os funcionários se não estiverem alinhados com suas necessidades e expectativas. É primordial entender o nível de satisfação dos profissionais que trabalham na empresa.

A realização de pesquisas de satisfação vai ajudar a formular melhor as ações que sejam, de fato, eficientes para a consolidação da imagem de marca empregadora. Para promover a marca, os funcionários precisam sentir que, de alguma forma, serão beneficiados.

A satisfação atrai e retém, entretanto, esse deve ser um estado contínuo e não apenas durante o processo de implantação do employer branding. É preciso transformar a cultura organizacional e torná-la um estado permanente de orgulho e pertencimento ao quadro da empresa.

Definição do principal diferencial da empresa

Toda empresa precisa de um diferencial competitivo, que a coloque em uma posição confortável dentro do seu segmento e a certeza de ser a melhor no quesito escolhido. Depois de definido, será o momento de encontrar a melhor maneira de apresentar ao mercado.

Seja ter planos de carreira bem direcionados, pagar bons salários e benefícios ou prestar um serviço personalizado, o segredo para se tornar uma employer branding está na divulgação dessa imagem.

Assim, fornecedores, empregados e participantes de processos seletivos conhecerão melhor a empresa e saberão o que ela tem a oferecer que a diferencia dos seus concorrentes — um estímulo para quem está pensando se deve ou não se juntar a ela.

A importância do employer branding para o crescimento da organização

A competitividade mercadológica obriga as empresas a repensarem, continuamente, suas estratégias para ter algo diferenciado a oferecer e impactar positivamente, funcionários, fornecedores e clientes.

O employer branding é um método eficaz de fazer com que a organização se destaque em meio a tantas possibilidades. Com isso, se percebe a importância de se tornar uma marca empregadora pelos benefícios adquiridos.

Maior capacitação dos profissionais

Quem deseja ter excelência nas entregas é preciso capacitar os profissionais para se tornarem os melhores no que fazem. Além da valorização do capital humano, o treinamento e a capacitação melhoram tanto as habilidades, quanto as competências.

Esse é um fator motivacional, considerando que os talentos da atualidade estão mais em busca de desafios que possibilitem o desenvolvimento e crescimento na carreira, em vez de altos salários e benefícios robustos.

Redução do turnover

Funcionários satisfeitos e felizes onde trabalham não sentem a necessidade de mudar de empresa. Com um processo bem estruturado os índices de turnover vão lá embaixo, pois, a rotatividade passa a não ter mais efeito.

Ao contrário, empresas com boa imagem empregadora, despontam no mercado e tendem a aumentar o quadro de funcionários para dar conta da demanda ou de novos projetos implementados.

Aumento do engajamento empresa/funcionário

O envolvimento mútuo entre empresa e funcionário se torna mais profundo e forte com o employer branding. O ambiente de trabalho, com clima organizacional favorável, se transforma em um espaço colaborativo, em que todos trabalham para dar certo.

Os funcionários não medem esforços para realizar suas atividades, comprometidos com os prazos e com a qualidade. Assim como a empresa investe para ser o melhor lugar para trabalhar, os talentos sentem a necessidade de uma devolutiva de excelência.

Os valores organizacionais se fundem aos valores pessoais dos colaboradores o que aumenta a sintonia e o engajamento. São características essenciais para a longevidade do conceito e permanência dos talentos.

Maior potencial de vendas e faturamento

Imagine uma empresa com os melhores processos, os melhores produtos ou serviços e o melhor time. O resultado é uma alavancagem nas vendas com aumento expressivo do faturamento.

As consequências de uma boa implementação de employer branding refletem nos resultados operacionais e financeiros da empresa. Assim, ela se torna mais competitiva, com vantagem significativa sobre a concorrência podendo alcançar a liderança no mercado.

O employer branding é um caminho bonito de se percorrer, mas para que os colaboradores decidam acompanhar a empresa em sua jornada é essencial que as ações estejam voltadas para o bem-estar e valorização profissional.

Se você gostou deste post aproveite a visita em nosso blog e leia também sobre como implantar a cultura organizacional na sua empresa e envolver os colaboradores!

Quer saber mais sobre como a tecnologia para R.H. pode alavancar o seu negócio?