As ferramentas de gestão de pessoas são recursos importantes para dar suporte ao departamento na condução dos processos e agilidade no suporte às demais áreas.
Existem ferramentas de gestão de pessoas que são essenciais para auxiliar nos processos e, com isso, melhorar o desempenho do departamento de RH. Elas são a base da coleta de dados para ajudar líderes e gestores a tomar decisões mais confiáveis.
Nesse sentido, as ferramentas são usadas de acordo com as necessidades da empresa ou sempre que a equipe do RH perceber que pode se valer das informações geradas para oferecer um suporte mais adequado.
Qual a importância da gestão de pessoas na empresa? Além de responder a essa pergunta trouxemos neste post 7 ferramentas utilizadas pelo RH para melhor gerenciamento do capital humano. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!
A importância da gestão de pessoas nas empresas
O capital humano é uma das peças mais importantes de uma organização, pois, sem a dedicação e comprometimento das pessoas, será mais difícil alcançar os resultados projetados e esperados.
Uma gestão eficiente proporcionará aos funcionários uma experiência diferenciada, contribuindo para a melhora contínua do desempenho empresarial. É crucial cuidar para que as necessidades dos talentos estejam alinhadas com os objetivos da empresa.
Para isso, o clima organizacional, as estratégias de atração e retenção e as possibilidades de desenvolvimento e crescimento, devem ser um desafio constante para a gestão de pessoas, sobretudo, para tornar a empresa mais competitiva e os funcionários mais motivados.
O mercado exige um olhar mais humanizado para as questões que envolvem as pessoas. O RH já não atua nos bastidores realizando apenas atividades burocráticas. O departamento é agora mais estratégico, cuidando diretamente do bem-estar e engajamento em toda a empresa.
As empresas de sucesso na atualidade não apenas são aquelas com um grande volume de vendas ou que mantêm seu faturamento em alta. São, sobretudo, aquelas que consegue extrair o melhor dos seus funcionários e retê-los por mais tempo.
Profissionais talentos, no geral, não estão em busca de salários altos e benefícios surpreendentes. Embora estes sejam aspectos importantes, se detém mais na oportunidade de abraçar desafios para mostrar ou desenvolver suas habilidades e competências.
7 ferramentas de gestão de pessoas essenciais para as organizações
As ferramentas de gestão de pessoas podem não ser novidade na rotina organizacional, mas nunca foram tão necessárias como agora. Com elas, o RH tem atuação diferenciada, sustentada na informação, que permite um melhor planejamento das ações.
Para gerir pessoas, com personalidades, ambições, anseios e perspectivas diferentes é primordial ter ferramentas que ajudem a identificar o perfil ideal para cada cargo, função e atividades a serem desempenhados na empresa.
Listamos a seguir as 7 ferramentas de gestão de pessoas utilizadas pelo RH na condução dos seus processos e aplicação nos demais setores. Veja como funciona cada uma delas para aplicar na sua empresa e obter os melhores resultados!
1. Avaliação do perfil comportamental
Avaliar o comportamento dos funcionários ajuda a entender características profissionais e, até mesmo pessoais, primordiais no desempenho das atividades, sobretudo em determinados cargos e funções.
Com esse tipo de avaliação é possível alinhar os perfis dos profissionais — entre funcionários e candidatos em processos seletivos — para gerir com eficiência e ter melhor aproveitamento do desempenho, considerando, as habilidades e competências.
Na avaliação comportamental são utilizados métodos que ajudam a traçar perfis:
- DISC – avalia o comportamento do indivíduo em um ambiente;
- BIG 5 — avalia cinco dimensões da personalidade e comportamento humano;
- STAR – utiliza a entrevista por competência para avaliar as habilidades de um indivíduo dentro de um cenário real;
- IAC – analisa os traços culturais do candidato em sintonia com a cultura da própria empresa;
- HBDI – ilustra o processo de pensar e aprender com divisão do cérebro em quadrantes com funções distintas.
2. Feedbacks contínuos
O feedback é o retorno – positivo ou negativo – destinado aos funcionários sobre as percepções levantadas no comportamento ou desempenho e que geram impacto nos resultados da empresa.
Quando bem aplicado, os profissionais conseguem identificar seus pontos fortes e fracos e adotar medidas corretivas e preventivas de acordo com seu desempenho. Como uma das mais importantes ferramentas de gestão de pessoas, os feedbacks devem ser contínuos e ter a melhoria como principal fundamento.
O feedback não deve ser aplicado sem um planejamento, ou seja, é preciso definir o tom adequado na abordagem e jamais fazê-lo em público. Para isso, implemente a cultura do feedback para que os funcionários estejam preparados e receptivos.
3. Avaliações de desempenho
Como medir o nível de produtividade de um time? A avaliação de desempenho pode ser aplicada periodicamente, seja mês, trimestre ou semestre, para mensurar o resultado do trabalho executado por cada funcionário, a partir de indicadores.
O diagnóstico permite à equipe de RH levantar as necessidades de treinamento ou mudanças comportamentais. O gestor terá maior embasamento para tomar decisões sobre a performance individual ou de uma equipe inteira.
4. Endomarketing
Um canal de comunicação, assim o endomarketing se propõe a alinhar funcionários e empresa, considerando os objetivos organizacionais. A ferramenta é usada para fortalecer o relacionamento interpessoal e estimular uma visão compartilhada.
As informações repassadas ao público interno obedecem a um padrão, para que todos recebam a mensagem pelos canais oficiais da empresa e não de modo informal. Assim, elimina-se os ruídos, focando na transparência, para garantir a compreensão e entendimento de execução de um projeto ou tarefa.
5. Programas de capacitação
A capacitação de funcionários, dos níveis operacionais aos gestores, é uma ferramenta de gestão de pessoas que, além de melhorar o desempenho, pode aumentar o engajamento e a motivação profissional.
Assim como os liderados, os líderes também têm perspectivas e ambições sobre suas carreiras. Investir em capacitação e desenvolvimento é uma forma de dizer aos funcionários que eles são importantes para a empresa e que seu conhecimento será agregado.
6. Plano de cargos e salários
Falamos acima que as pessoas têm perfis, comportamentos e perspectivas diferentes, logo, em relação ao que almejam para o futuro profissional, também podem apresentar desejos distintos.
Mesmo com a possibilidade de os talentos estarem mais interessados nos desafios que promovam maiores chances de crescimento e referência na carreira, ter um plano de cargos e salários pode atrair talentos que se sentem motivados sob esse aspecto.
7. Pesquisa de clima organizacional
Um ambiente com clima agradável, em que todos se ajudam, torcem para o sucesso uns dos outros e caminham em prol do sucesso da empresa — a perfeita idealização de uma organização que valoriza seus funcionários e se preocupam com seu bem-estar.
A missão da empresa em transformar o ambiente em um espaço ideal para os funcionários é desafiadora e requer embasamento para as mudanças. Para isso, a pesquisa, que coleta dados sobre a percepção e sentimento dos colaboradores é a ferramenta ideal de diagnóstico.
Nela os funcionários analisam a empresa, considerando as práticas e políticas internas, assim como a atuação da liderança e o relacionamento vertical e horizontal. Seu principal objetivo é identificar os pontos de melhorias para se manter um excelente lugar para trabalhar.
Ferramenta de digitalização: uma importante aliada dos processos
Por mais que a gestão de pessoas tenha foco em comportamento e sentimentos, os processos são burocráticos e exigem registros. São etapas essenciais para criar um histórico de todas as ações e estratégias implementadas pela organização.
O uso das ferramentas de gestão de pessoas gera documentos e para evitar o grande volume de impressões com necessidade de ter um espaço para armazenamento, considere a digitalização.
O recurso pode dar maior velocidade aos processos, por concentrar todas as informações em um mesmo ambiente. Com isso, a busca e localização de relatórios gerenciais, será facilitada pelo uso de um software.
As ferramentas de gestão de pessoas dão sustentação aos propósitos de empresas que colocam os profissionais no centro do negócio. Assim, é possível aproveitar ao máximo as habilidades e competências, motivação e engajamento, dos funcionários, fornecendo em troca, a possibilidade de crescimento em um ambiente acolhedor e humanizado.
Se você gostou deste post e deseja mais conteúdos como esse, aproveite a visita e assine a nossa newsletter para receber direto na sua caixa de entrada nossos artigos, sempre atualizados e informativos!