Saber como fazer a promoção de funcionário é uma das funções mais importantes da gestão de pessoas. A partir dela, suprimos os cargos superiores com talentos e damos perspectiva de crescimento para os colaboradores.
A prática, no entanto, envolve alguns desafios. Identificar profissionais qualificados, fazer a integração com a nova função, suprir a vaga aberta após a mudança de cargo do profissional são alguns exemplos.
Nesse conteúdo, reunimos boas práticas para você melhorar esses processos na sua empresa e aumentar a satisfação dos colaboradores. Continue a leitura!
O que é promoção de funcionário?
A promoção de colaboradores é o processo no qual um talento interno passa a ocupar uma posição mais elevada ou especializada na estrutura organizacional. Logo, mudam os poderes, responsabilidades e benefícios.
Há diversos motivos para a organização investir na promoção de colaboradores:
- oferecer perspectiva de crescimento e reconhecimento;
- reforçar comportamentos positivos no trabalho e manter a motivação;
- incentivar a permanência na organização e reduzir o turnover;
- suprir as posições-chave com profissionais com fit cultural.
As promoções de funcionários ajudam a empresa a suprir suas necessidades de talentos. Porém, mais que isso, elas constroem uma proposta de valor para o colaborador atraente e competitivo, especialmente para quem busca o crescimento profissional.
Como realizar a promoção de funcionário?
Na gestão de pessoas, podemos encontrar ao menos três formas bastante recorrentes de como promover um funcionário: o recrutamento interno, o plano de carreira e o plano de sucessão.
Recrutamento interno
O recrutamento interno ocorre com práticas similares a ida ao mercado de trabalho, mas voltadas para os pratas da casa. Se, por exemplo, abre-se uma vaga de gerência, a empresa poderia adotar diferentes práticas:
- aceitar currículos e candidaturas;
- receber indicações de outros líderes;
- fazer uma busca informal nos departamentos;
- realizar o reenquadramento de um colaborador.
Os planos de carreira e sucessão adotam a prática de reenquadrar um profissional no organograma da empresa.
Plano de carreira
No plano de carreira, o profissional é inserido em um sistema no qual os cargos já têm suas promoções planejadas. Assim, a promoção de pessoal acontece como se fosse uma fila de postulantes aos cargos.
Planos de sucessão
Nos planos de sucessão, a empresa mantém várias pessoas no radar para uma posição, mas sem que haja uma ordem de preferência entre elas. Assim, quando surge a vaga, os candidatos são avaliados, e a empresa escolhe o mais aderente ao cargo.
Como otimizar os critérios para promoção de funcionário?
Os processos de promoção podem ser otimizados quando o RH consegue entender a estrutura organizacional. Com essa visibilidade, é possível tomar boas decisões sobre os critérios e processo de promoção. Confira as boas práticas.
Defina os critérios de promoção de funcionário
O primeiro passo é esclarecer as regras para promoção de funcionário, não se limitando a mover a próxima pessoa no plano de carreira. Para isso, além do tempo de empresa, o RH deve definir quais são as competências e resultados necessários para que os colaboradores estejam aptos a crescer na organização.
Faça avaliações de desempenho
As avaliações de desempenho são indispensáveis nesse processo. Elas não apenas geram conhecimento sobre os funcionários como dão transparência para as promoções. Afinal, é mais fácil justificar a decisão de promover ou manter o profissional no cargo, baseando-se em um histórico coerente com a escolha realizada.
Tenha o mapeamento de competências dos cargos
A gestão de pessoas também deve adquirir um conhecimento profundo sobre as funções existentes na empresa. Afinal, entender as necessidades dos cargos é fundamental não só para escolher a pessoa mais indicada, mas para realizar qualificações profissionais necessárias para integrar o colaborador à nova função.
Crie diferentes planos de carreira
É importante apostar em estruturas mais flexíveis ao pensar no crescimento do colaborador. Muitas vezes, o profissional tem um perfil mais voltado à área técnica, e modelos como a carreira em Y e a carreira em W podem ser opções interessantes para criar cargos e promoções compatíveis com o perfil desses talentos.
Conte com o apoio de ferramentas de gestão
O ponto mais decisivo, contudo, é conseguir ter visibilidade da estrutura organizacional. Sem enxergar quais são as oportunidades, quais as conexões entre cargos e quem são os colaboradores, é difícil entender as necessidades dos cargos e identificar a pessoa mais indicada para promoção de funcionário.
A ferramenta mais adequada para realizar a gestão da estrutura organizacional é o SAP SuccessFactors Employee Central. Nesse software disponibilizado via computação em nuvem, o RH consegue manter e controlar todos os cargos existentes na empresa, enxergando os cadastros dos colaboradores, poderes, responsabilidades, benefícios, currículos profissionais e demais informações.
Entre outras funções, o SAP SuccessFactors Employee Central possibilita:
- criar diferentes estruturas organizacionais para atender as necessidades do negócio e da cultura organizacional;
- centralizar todos os dados sobre essa estrutura e as pessoas que ocupam os cargos;
- mapear posições-chave e planejar a força de trabalho.
A Intelligenza é parceira da SAP para implementar e dar suporte nessa tecnologia, que é líder do segmento de sistemas de gestão de pessoas. Por isso, podemos ajudar a sua empresa a otimizar a promoção de colaboradores com a melhor inovação tecnológica do mercado.
Se você quer otimizar esse e outros processos de gestão de pessoas, conheça agora mesmo as nossas soluções para sua empresa!