INTELLIGENZA

RH Estratégico

O que é comportamento organizacional e qual seu objetivo?

O que é comportamento organizacional e qual seu objetivo?

Ter bons planos e objetivos pode não ser suficiente se eles não estiverem refletidos no comportamento organizacional. Isto é, mais que discursos, a empresa deve agir para ser competitiva, realizar valores, ganhar espaço no mercado, entre outras metas.

Em meio aos fatores de produção, o trabalho humano é o único elemento dinâmico. Tecnologia, capital e recursos materiais são ativados pela ação de pessoas. Por isso, existe grande interesse em estudar como ela ocorre nas organizações.

Logo abaixo, explicamos o que é comportamento organizacional e por que esse tema deve estar na pauta dos gestores de pessoas. Continue a leitura e tenha insights para aplicar o conceito na sua empresa!

O que é comportamento organizacional?

Esse definição consiste nos padrões de conduta realizados pelas pessoas da empresa, em nível individual, grupal ou sistêmico. Logo, determina em que direção a organização está caminhando na prática.

Tais condutas devem ser constantemente avaliadas pelos gestores de pessoas. Assim, compreenderemos o que estamos fazendo enquanto empresa, por exemplo:

  • Nossos comportamentos realizam os valores que desejamos?
  • Promovemos um bom ambiente de trabalho?
  • Favorecemos nossos objetivos ou estamos nos auto sabotando?
  • Podemos atrair e manter pessoas com nossas atitudes?

Para obter as respostas, teremos de avaliar não apenas o indivíduo, mas seu papel dentro de um grupo e de um sistema.

Comportamento individual

Na perspectiva individual, consideramos se as atitudes e ações das pessoas são éticas, responsáveis, eficientes, etc. É quando verificamos não só os resultados, mas também o engajamento, motivação, fit cultural, entre outros fatores que envolvem as condutas.

Comportamento grupal

A perspectiva grupal considera o comportamento enquanto fruto da interação e associação humana. Aliás, as perspectivas se conversam à medida que podemos avaliar se a ação individual é convergente ou divergente em relação ao grupo.

Comportamento estrutural ou sistêmico

Por fim, o comportamento sistêmico é o produto das interações entre todas as partes envolvidas no negócio. Assim, entenderemos como as ações de grupos e indivíduos influenciam e determinam o comportamento da organização como um todo.

Imagine, por exemplo, que os colaboradores têm o hábito de apagar as luzes, economizar papel, evitar desperdícios, usar produtos recicláveis, etc. Dessa forma, o grupo valoriza esse comportamento e os administradores fixam a sustentabilidade como uma de suas premissas de gestão.

Perceba que o exemplo mostra um comportamento individual e grupal que converge em uma direção. Também podemos verificar que as interações entre essas partes evidenciam um comportamento ligado à sustentabilidade na organização como um todo. Logo, se a sustentabilidade faz parte dos planos, ela estaria refletida em ações concretas.

Quais são os seus objetivos?

As avaliações do comportamento organizacional podem ser realizadas com diferentes objetivos. Geralmente, a lógica é verificar se uma expectativa de comportamento é concretizada nos níveis individuais, grupais e sistêmicos de análise.

Melhorar o desempenho

Uma das motivações mais importantes para essa análise é mensurar o desempenho, Enquanto certos comportamentos favorecem nossa estratégia, melhoram nossos indicadores e geram resultados positivos, outros são contraproducentes e devem ser modificados.

Construir vantagens competitivas

Além disso, certos comportamentos organizacionais podem ser vantagens competitivas. Por exemplo, se todos os colaboradores atenderem aos clientes com um sorriso no rosto, atenção, presteza, cuidado e pró-atividade, esse comportamento pode ser uma vantagem, ou até mesmo, um diferencial no segmento de negócios.

Fortalecer a cultura organizacional

Outro propósito é verificar se o modo de ser da empresa condiz com aquilo que planejamos. Na prática, o comportamento é um dos elementos externos (artefatos) que evidencia a cultura organizacional, afirmando os valores e as pressuposições básicas.

Construir um ambiente de trabalho saudável

Os comportamentos afetam o ambiente de trabalho. Se o clima organizacional é ameno, inclusivo e fornece bem-estar, muito se deverá a como as pessoas agem internamente. Aliás, as atitudes do líder têm um peso dobrado nesse quesito.

Quais são os principais tipos identificados nas empresas?

Alguns pontos são focos recorrentes das análises do comportamento organizacional. Por isso, vale a pena conhecê-los para ter exemplos de como aplicar o conceito na sua empresa.

Ética

É comum, por exemplo, analisar o comportamento do ponto de vista da adequação a condutas corretas e a valores defendidos pela empresa. Honestidade, respeito, lealdade, compliance são alguns dos temas verificados com foco ético.

Responsabilidade

Uma segunda preocupação é entender se os colaboradores cumprem as exigências de trabalho. Os profissionais precisam entregar aquilo que é requerido, ser pontuais, prestar contas das atividades, transmitir informações, etc.

Gerenciamento

Já o gerenciamento está ligado ao exercício do poder de direção, verificando o desempenho das pessoas, seus resultados, eficiência, produtividade, etc.

Competitividade

Também podemos verificar se a competição interna está em níveis adequados para os objetivos da empresa. Algumas organizações se beneficiam dessa característica interna. Porém, é preciso avaliar o comportamento organizacional com cautela, pois os excessos podem prejudicar o clima organizacional.

Autocracia

Por sua vez, verificar a presença de comportamento autocrático é analisar a centralização das decisões no líder. Assim como a competitividade, é preciso encontrar a dose certa para a sua empresa: quanto poder ser concentrado na mão de cada gestor?

Perseguição

Fechando a lista, é possível avaliar se o comportamento tem o sentido de prejudicar pessoas, assediá-las, cobrá-las em excesso, etc. A perseguição deve ser combatida pelos gestores de pessoas, e identificar esse padrão é o primeiro passo para mudanças.

Na maioria dos casos, os questionamentos vão se enquadrar em um desses perfis, especialmente o gerenciamento, o ético e a responsabilidade. Evitar desperdícios, buscar o aperfeiçoamento contínuo e comprometer-se com os valores da empresa são exemplos que podem ser enquadrados nesses ângulos mais genéricos.

Como o comportamento influencia os resultados de negócios?

Pelo que vimos, o comportamento organizacional influencia os objetivos de negócios, fortalecimento de cultura, inovação e diversos outros planos da empresa. Ele pode estar sincronizado com nossas intenções e contribuir positivamente. Ou ainda, ser contraproducente e criar obstáculos para realizar o que desejamos.

Avaliações de desempenho

De início, muitos pontos podem ser esclarecidos com avaliações de desempenho: individuais, de líderes e de equipes. Podemos verificar se o líder age corretamente com os profissionais, se os colaboradores cumprem suas responsabilidades, se o time atua em conformidade com normas, etc.

Pesquisa de clima organizacional

Outra medição interna relevante são as pesquisas de clima organizacional. Nelas, vamos perceber o comportamento sistêmico, pois questionamos como é trabalhar na empresa pelos olhos do colaborador. Também é possível identificar padrões positivos ou negativos, como atitudes da liderança e competitividade no trabalho.

Pesquisa de pulso

As pesquisas de pulso, por outro lado, são questionários rápidos e voltados para itens específicos. Por exemplo, em vez de uma pesquisa extensa, você pode medir a competitividade, presença de comportamentos inadequados ou abertura para os colaboradores participarem das decisões com pesquisas com poucas questões e tempo de resposta mais curto.

Em todos os casos, lembre-se que analisar e compreender os padrões de comportamento é indispensável em qualquer empresa. Por meio da avaliação do comportamento, podemos tomar decisões e agir para alcançar melhores resultados na organização.

O comportamento organizacional precisa estar alinhado com os planos e valores do negócio. Só assim, aquilo que está documentado como intenção dos gestores ganhará vida na prática, por meio das ações humanas no ambiente da empresa.

Para entender a relação entre comportamento e definição do modo de ser da empresa, leia também o conteúdo com tudo sobre cultura organizacional!

Quer saber mais sobre como a tecnologia para R.H. pode alavancar o seu negócio?