Integração entre setores: veja 5 dicas para superar essa dificuldade

Um dos fatores que afetam a produtividade da empresa de forma muito significativa é a capacidade de integração entre setores. Quando ela não funciona, os diversos times agem de forma isolada atendendo às suas próprias demandas sem ter a visão macro do negócio.

Isso quer dizer que, em vez de ações conjuntas, atuam separadamente na resolução de problemas. Esse é um comportamento que acarreta desperdício de tempo e esforço, centralização da informação e sobrecarga de demandas.

Apesar das dificuldades, é possível estabelecer estratégias mais eficientes para incentivar essa integração. Você sabe como fazer isso? Conhece as ações que o gestor de RH pode promover para fomentar a ação colaborativa entre departamentos?

Continue a leitura e descubra como promover a integração entre setores e aumentar a capacidade produtiva!

Qual a importância de desenvolver uma gestão empresarial integrada?

Se em vez de desempenhar suas atividades de forma independente, os setores se integrassem em razão de um mesmo objetivo, certamente haveria um ganho de padronização, eficiência e produtividade.

Mesmo com demandas e responsabilidades diferentes, todos os setores de uma empresa devem trabalhar a fim de garantir bons resultados para o negócio — a direção é única, seja para os departamentos de RH, departamento pessoal, financeiro, marketing ou vendas.

Quando os colaboradores se ocupam de projetos, processos e ações paralelas, dificilmente conseguem contribuir de maneira sintonizada e assegurar o crescimento e sucesso do negócio. Cabe à gestão, buscar mecanismos que promovam a integração e façam com que as pessoas envolvidas se sintam parte de um todo.

A gestão e as lideranças têm papel fundamental nesse desafio, uma vez que, como formadores de opinião e influenciadores naturais, será mais fácil conscientizar as equipes sobre os benefícios da integração e identificar soluções que viabilizem esse cenário.

Entre metodologias, soluções tecnológicas, reconstrução da cultura organizacional, alteração do layout físico e mudança do mindset, são muitas as possibilidades de transformar a empresa e promover a integração entre setores.

Com a integração, o fluxo dos processos se torna mais fácil, rápido e otimizado. Os profissionais passam a se identificar como colaboradores pertencentes à mesma empresa e não a um setor isolado.

Nesse contexto, o capital humano passa a ser protagonista e não apenas coadjuvante do planejamento estratégico. As pessoas começam a se envolver e participar, sem receio de dar sugestões, mesmo que não sejam para a área de atuação.

A integração é, portanto, uma ferramenta de alavancagem do negócio, considerando a união de gestores e equipes, de todos os setores. É uma maneira de mostrar ao mercado a maturidade da organização, fator essencial de vantagem competitiva.

Em uma empresa com setores integrados, as pessoas são mais motivadas e comprometidas com as entregas, pois sabem que há uma dependência interligada das atividades. Com isso, cada um sabe que deve cumprir os prazos para que, no final, o resultado seja um reflexo do esforço coletivo.

Como fazer a integração entre setores da empresa em 5 passos?

A integração não acontece instantaneamente, ou seja, é preciso planejar, organizar as ideias, identificar similaridades e estabelecer critérios de adequação de um setor ao outro. É preciso, antes, entender o modo de trabalho e as necessidades de cada setor, para só então promover de vez a mudança.

Para facilitar, selecionamos 5 passos que podem viabilizar a integração de setores e garantir que seja uma ação bem-sucedida!

1. Implante melhorias na comunicação interna

Muitos conflitos acontecem porque nem sempre um time tem uma visão global do projeto ou conhece a perspectiva de outro setor. Cada departamento cuida das suas demandas, sem muitas vezes saber que é possível dividir responsabilidades.

Por isso, iniciativas que contribuem para a circulação vertical (da direção para os níveis subordinados) e horizontal (entre colaboradores do mesmo nível de subordinação) de informações sempre ajudam a solucionar essas questões.

Algumas alternativas para melhorar a comunicação interna podem ser:

  • ter um local que centraliza as informações — que pode ser desde um prosaico mural, um informativo, e até uma plataforma digital;
  • incentivar a comunicação interativa, criando meios para discutir ideias e alinhar as visões;
  • tornar a informação acessível a todos, utilizando o mínimo possível de reencaminhamentos por meio dos níveis hierárquicos. Essa medida visa reduzir os ruídos causados pela má interpretação;
  • criar canais para ouvir os colaboradores, para que se sintam livres para trazer expectativas e ideias.

2. Encontre pontos em comum entre os setores

Aqui a palavra é consenso. Ao ouvir os lados envolvidos, é importante que cada um exponha suas percepções e argumentos. Os gestores podem encontrar nesse discurso pontos em comum que vão basear a ação conjunta.

Buscar uma solução em que não haja perdedores é o melhor caminho. Geralmente, isso é viabilizado quando cada parte é levada a ceder um pouco para formular uma opção colaborativa.

Em caso de impasse, é fundamental considerar que apresente a melhor solução para todos, e que tenha um impacto positivo sobre os projetos da empresa sem prejudicar nenhum departamento.

3. Crie projetos em conjunto

Ao pensar em um novo projeto, procure agregar colaboradores de setores diferentes e permita que contribuam com ideias e sugestões. Muitos colaboradores trazem na bagagem experiências anteriores, contribuições valiosas e sem oportunidade acabam não participando ativamente.

Não apenas o trabalho será enriquecido com visões distintas, mas os membros dos departamentos sentirão que fazem parte de um conjunto maior, contribuindo para uma cultura organizacional mais colaborativa.

Esse é também um momento para descobrir talentos, com habilidades e competências que podem ser mais bem aproveitadas. A integração entre os setores tende a deixar os colaboradores mais relaxados, sem receio de dar opinião sobre o departamento alheio.

4. Use a tecnologia para a integração de setores

Hoje é possível aproximar as pessoas por meio de ferramentas online, como intranet, redes sociais corporativas ou até mesmo aplicativos de uso geral, como o Slack.

Esse tipo de plataforma permite disponibilizar as informações a todos os colaboradores e também publicar as experiências e sucesso obtidos pelos diferentes setores.

Dessa forma, não apenas as ações de cada equipe se tornam conhecidas de todos, mas há a oportunidade de parabenizar os colaboradores pelos resultados obtidos que, no final das contas, beneficiam a todos.

5. Associe a integração à ideia de vitória

Se os diversos setores se esforçarem para conduzir um projeto de forma colaborativa e integrada, isso merece uma comemoração pela capacidade de diferentes perfis conseguirem resultados positivos para a empresa.

Pode ser um coffee break especial ou um jantar mais elaborado, mas o fato é que promover esse tipo de atividade fortalece o senso de equipe e faz o colaborador se sentir parte de um time vitorioso.

Essa experiência positiva faz com que eles se empenhem para repeti-la sempre e poder celebrar em um momento descontraído para todos. Considerando o tempo longo passado dentro de uma empresa, não é errado dizer que se trata de uma grande família e famílias fazem festas.

Como a Intelligenza e suas soluções podem auxiliar na integração dos setores?

Somos uma empresa especializada em consultoria e tecnologia SAP. Já são mais de 10 anos dedicados em totalidade ao desenvolvimento de soluções de negócios que, naturalmente, integram áreas como RH estratégico, Administração de Pessoal, Saúde e Segurança do Trabalho.

Esses departamentos são essenciais para dar total suporte aos gestores e colaboradores das demais áreas. Muitas soluções servem para acompanhamento da performance de cada talento, o que ajuda as lideranças na tomada de decisões.

Nosso propósito é que cada cliente tenha total condição de gerenciar sua base de talentos, com eficiência e praticidade. Para melhor aproveitamento e valorização das soft skills e hard skills dos profissionais da empresa, a gestão precisa conhecer os pontos fortes e fracos, individualmente.

Com as soluções adequadas será mais fácil armazenar, coletar e levantar dados importantes para criação de indicadores de desempenho que ajudem a traçar perfis e identificar o profissional certo para a área certa.

A tecnologia potencializa as ações de integração, com sistemas e funcionalidades projetados para uma interação unificada sem, contudo, tirar a autonomia de cada departamento, sua liderança e equipe.

Viu como é possível implementar atitudes simples para promover a integração entre setores? O que acha de incluí-las em sua gestão de RH? Aliás, que tal fazer um diagnóstico e descobrir como torná-la ainda mais eficiente?

Se você gostou deste post e deseja integrar os setores da sua empresa de um jeito fácil e descomplicado, entre em nosso site para conhecer as soluções da Intelligenza e como podemos colaborar para o sucesso desse desafio!

2022-07-06T12:10:47-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.