Integrando o time: 4 dicas para fazer reuniões one on one mais produtivas

  • integrando-o-time-4-dicas-para-fazer-reunioes-one-on-one-mais-produtivas

A integração entre a equipe é o objetivo de todo gestor de RH. Por essa razão, esses líderes têm buscado realizar reuniões mais produtivas, visando à melhora no relacionamento com o time e a otimização do feedback. Foi justamente dessa necessidade que surgiram as reuniões one on one.

Esse modelo é caracterizado por envolver periodicamente apenas o supervisor e um funcionário e tem se mostrado bastante eficaz. Por isso, no artigo de hoje, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a implementar as reuniões one on one e torná-las mais proveitosas para ambas as partes. Continue conosco!

Para que servem as reuniões one on one?

Esse modelo de reunião serve basicamente para entender os bloqueios que estão impedindo o desenvolvimento dos seus funcionários e, provavelmente, prejudicando a produtividade na empresa. Mas não só isso, uma one on one serve também para parabenizar as conquistas de um colaborador, incentivando-o a manter esse comportamento agregador.

Ela também pode funcionar como uma espécie de mentoria. Você tem notado características de liderança em um funcionário? Esse momento pode ser uma espécie de “consulta” de coaching, auxiliando-o no desenvolvimento por meio da transferência de conhecimentos.

Como fazer com que sejam produtivas?

1. Marque reuniões periodicamente

O primeiro passo para tornar uma reunião one on one mais produtiva é marcar o encontro entre você e o funcionário. Peça a ele que sugira uma pauta para que a reunião seja conduzida naquele sentido. Se não for necessário realizá-la, ele mesmo pode desmarcar.

2. Escute o colaborador e o incentive a falar o que pensa

Adotar uma postura relaxada é fundamental. Isso demonstra confiança e incentiva o colaborador a expor melhor os seus pensamentos, que podem ser positivos ou negativos.

Logo, saber escutá-lo é imprescindível nessa fase do processo. Sim, deixe-o falar a maior parte do tempo para que ele exponha o seu ponto de vista. Aqui vale a regra de ouro da liderança: ouça 5 vezes mais do que você fala. Quanto maior for abertura, mais à vontade ele ficará.

3. Utilize o momento para passar feedbacks construtivos

A one on one tem a característica de ser uma conversa informal, mas também é uma ótima oportunidade para oferecer um feedback mais detalhado sobre aquele colaborador. Todo profissional deseja saber como está se saindo, mas também quer compartilhar as suas dificuldades. Aproveite o espaço para ajudá-lo também.

Saber identificar os gaps é fundamental, assim como propor soluções. Depois que passar a sua mensagem, permita a ele refletir sobre o que foi falado e peça uma contraposição do feedback.

4. Elabore bem as perguntas

Evite fazer perguntas que remetam a respostas como sim e não. Aproveite esse momento de individualidade e tire as suas dúvidas. Prefira sempre questões abertas ou finalizá-las com um “por quê?” ou “como?”. Isso ajudará os funcionários mais fechados a se abrirem mais.

Não se esqueça de anotar os pontos mais importantes da conversa para posteriormente repassá-los ao seu funcionário — peça ao colaborador para fazer o mesmo. Assim, é possível estabelecer as metas que deverão ser cumpridas até o próximo encontro.

Se o seu objetivo como gestor é garantir mais assertividade no aperfeiçoamento dos seus funcionários, as reuniões one on one são bastante eficazes.

E para continuar acompanhando as novidades, curta a nossa página no Facebook e fique sempre informado!

2022-02-11T14:54:19-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Ir ao Topo