Tecnologia na Gestão de Pessoas: De que forma a tecnologia é aliada da gestão de pessoas?

O fato de que o desenvolvimento dos Recursos Humanos é crucial para o sucesso de uma empresa é consenso até mesmo entre especialistas. Em muitas empresas, porém, desviar o foco das atividades burocráticas e voltá-lo a ações realmente estratégicas ainda é um grande desafio.

Em plena era digital, a tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na gestão de pessoas, ajudando as empresas a automatizar processos, melhorar a comunicação e aumentar a eficiência da equipe, vencendo esses contratempos cotidianos da área.

E você, já conhece as vantagens da utilização de ferramentas tecnológicas na gestão de pessoas? Neste artigo, exploraremos algumas das maneiras pelas quais a tecnologia pode ser uma aliada valiosa na gestão de pessoas.

Principais vantagens da tecnologia na gestão de pessoas

1. Otimiza o trabalho

Uma das principais maneiras pelas quais a tecnologia pode ajudar na gestão de pessoas é através da automação de atividades burocráticas. Com isso, é possível ter um controle maior e garantir a organização dos processos, além do reaproveitamento de informações e redução do retrabalho.

Soluções como o SAP SuccessFactors, por exemplo, permitem que as empresas gerenciem processos de RH de ponta a ponta, em todo ciclo de vida do colaborador, desde o recrutamento até o desligamento.

Com essa solução, os líderes de equipe podem automatizar tarefas administrativas, liberando tempo para se concentrar em tarefas mais estratégicas. Mudanças extremamente positivas, que permitem que o tempo do RH seja mais bem aproveitado, até mesmo uma equipe reduzida é capaz de voltar suas atenções para as questões humanas e estratégicas alinhadas aos objetivos da empresa.

2. Dá autonomia aos gestores e colaboradores

Por mais que muitas das tarefas relativas à gestão de pessoas sejam de responsabilidade da equipe de RH, a utilização de uma ferramenta tecnológica reduz a dependência do departamento para diversas consultas e processos, seja para gestores e lideres de equipes, ou para os próprios colaboradores.

Para os líderes, a tecnologia tem permitido o acesso a informações em tempo real, o que possibilita uma tomada de decisão mais rápida e precisa, sendo possível o monitoramento de indicadores de desempenho e a identificação de oportunidades de melhoria com mais facilidade.

Já para os colaboradores, a tecnologia tem possibilitado maior flexibilidade no trabalho. Além de trabalhar remotamente, o que permite uma melhor conciliação entre vida pessoal e profissional, as plataformas de gestão de projetos e tarefas permitem que os colaboradores organizem suas atividades de forma mais eficiente, sem a necessidade de supervisão constante. Sem falar que com acesso a um portal corporativo, o colaborador pode imprimir comprovantes, consultar demonstrativos de pagamentos ou atualizar dados pessoais sem sobrecarregar o departamento com esses pedidos.

3. Melhora experiência do colaborador

A existência de um canal corporativo para o negócio permite a exposição permanente de políticas, normas e procedimentos. Essa medida simples garante que todos estejam cientes de suas responsabilidades, bem como dos critérios utilizados pela empresa para a tomada de decisões.

Também é possível garantir a publicação de informes que facilitam a comunicação entre gestores e equipes, tornando a integração mais efetiva e positiva. Através de soluções como o EmployeeXM, da Qualtrics, por exemplo, as empresas conseguem coletar feedbacks dos funcionários e os usam para melhorar a comunicação e a colaboração da equipe.

4. Gera resultados efetivos e impactantes

E por falar em efetividade, esta é mais uma das grandes vantagens da utilização da tecnologia na gestão de pessoas. Essas ferramentas facilitam a geração e análise rápida de informações, o que favorece a tomada de decisões rápida e confiável.

Isso é válido para definições a respeito de treinamentos e projetos de desenvolvimento de colaboradores, iniciativas para melhorar a comunicação interna, procedimentos de recrutamento e seleção e muitas outras decisões administrativas das quais o RH deve participar, sem falar no desenvolvimento profissional do colaborador.

Afinal através de tecnologias como o SAP SuccessFactors, é possível oferecer treinamentos e capacitações personalizadas, permitindo que cada colaborador desenvolva suas habilidades e competências de acordo com suas necessidades individuais.

5. Impulsiona a produtividade de equipes

Com o uso de ferramentas digitais, as empresas garantem maior produtividade e eficiência no ambiente de trabalho.

Com o WorkForce Software, por exemplo, é possível gerenciar o trabalho dos colaboradores de forma mais eficiente, monitorando o tempo gasto em cada tarefa, identificando gargalos e oportunidades de melhoria e permitindo uma melhor alocação de recursos, além de gerenciar melhor o desempenho e escalabilidade dos colaboradores, contribuindo para o sucesso da empresa.

6. Garante a conformidade das leis

Especialmente quando se trata de garantir a conformidade com as leis trabalhistas e previdenciárias, com o uso de ferramentas digitais, as empresas podem gerenciar informações e evitar erros e inconsistências que possam resultar em não conformidade com as leis, resultando em multas e sanções.

Uma das ferramentas mais importantes para garantir a conformidade com as leis trabalhistas e previdenciárias é o eSocial, que unifica o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelas empresas, e verifica automaticamente se as informações enviadas pelas empresas estão de acordo com as normas vigentes.

7. Promove o desenvolvimento de pessoas

Os softwares proporcionam ao RH o amplo acesso a informações dos colaboradores, permitindo um acompanhamento detalhado desde o momento da contratação até as avaliações referentes ao seu desempenho atual.

Assim, o RH consegue verificar os cursos e treinamentos realizados pelo funcionário, identificar as competências que ainda podem ser aprimoradas para melhorar a performance e propor ações que favorecem o desenvolvimento do colaborador. Dessa forma, ele consegue desenvolver e direcionar pessoas ao cumprimento dos objetivos estratégicos da companhia.

Em resumo, soluções como o SAP SuccessFactors, WorkForce Software, Qualtrics e eSocial permitem que as empresas gerenciem seus processos de RH com mais eficiência, melhorem a comunicação da equipe e aumentem a eficiência geral da equipe, proporcionando uma vantagem competitiva no mercado e alcançar seus objetivos de negócios com mais facilidade.

Entendeu como usar a tecnologia na gestão de pessoas pode otimizar processos do RH? Acredita que ela pode favorecer uma atuação mais estratégica do departamento?

2023-08-01T13:47:57-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.