Entenda a importância do employee experience e saiba como promovê-lo

O employee experience é fundamental para assegurar que os talentos da empresa estão em sintonia com a cultura organizacional e o direcionamento do negócio no mercado.

Não são apenas as boas estratégias de marketing e vendas que garantem um resultado de excelência para o negócio. O employee experience tem um papel fundamental, pois o engajamento de um time pode ser determinante.

Em um grupo de colaboradores satisfeitos será mais fácil conduzir os processos e implementar políticas e diretrizes, pois o sentimento de pertencimento, possibilita melhor adequação aos processos e atividades na rotina de trabalho.

O objetivo deste post é apresentar o conceito de employee experience de forma prática, onde é possível identificar os aspectos que estimulam a boa experiência do colaborador. Continue lendo para conhecer os benefícios do EX e como implementar na sua empresa!

O que é employee experience?

O modo como os colaboradores percebem e se identificam com a cultura da empresa, pode desencadear maior ou menor grau de satisfação. As experiências vivenciadas com o trabalho, a equipe, gestão e organização, resultam no employee experience ou experiência do empregado.

A valorização e as oportunidades reais de melhorias são condições essenciais para a atração e retenção de talentos, ou seja, os bons profissionais tendem a permanecer mais tempo na empresa, quando enxergam que podem aprimorar seus conhecimentos e serem reconhecidos por isso.

Além disso, as estratégias de employer branding contribuem para, desde o início, ainda na fase de recrutamento e seleção, os talentos se familiarizarem com a marca, e se identificarem com o modo com ela se relaciona com o time, os fornecedores, os clientes e o mercado.

Quais os aspectos que contribuem para uma boa experiência do colaborador?

Para que o employee experience seja considerado bem-sucedido é importante que os colaboradores tenham sentimentos positivos, sobre aspectos variados na empresa — remuneração, benefícios, ambiente, clima organizacional, possibilidades de carreira, desenvolvimento das habilidades e competência.

Durante toda a vivência organizacional, os colaboradores interagem, interna e externamente, sempre formulando conceitos, sobre as práticas da sua e de outras empresas, comparando inclusive os diferenciais oferecido em cada uma delas.

Em um ambiente saudável que estimula constantemente o desenvolvimento, com foco na motivação e engajamento, mesmo que outras empresas ofereçam além do que um talento tem hoje, certamente ele fará considerações importantes, antes de pensar na migração.

É nesse momento que todas as práticas da sua empresa serão colocadas em xeque, com avaliação criteriosa do quanto ele significa para a empresa e se de fato, representa uma peça importante dentro do negócio.

Como colocar o employee experience em prática na sua empresa?

Embora as ações pontuais e isoladas, possam surtir um efeito desejado, é o conjunto ao longo da jornada que constrói um relacionamento sólido e fidelizado com os times. O RH deve acompanhar, periodicamente, a evolução e os resultados, de cada ação implementada.

Se você deseja um time engajado e de alta performance, precisa investir em métodos e recursos que permitam gerar, coletar e analisar dados concretos. Para isso, a atuação estratégica do RH é primordial para colocar em prática, ações de promoção de um ambiente saudável.

A empresa que conseguir captar a essência do employee experience e identificar os pontos de maior relevância para os profissionais, contará com talentos que mesmo podendo partir, optarão por ficar e colaborar efetivamente, para o crescimento.

Quando uma empresa potencializadora do EX se torna referência no mercado, seja pela marca empregadora, ou efetividade dos negócios, eles sabem que de toda forma serão beneficiados. Veja alguns critérios que devem ser considerados para uma prática adequada de EX:

  • Ambiente físico — espaço agradável e colaborativo, infraestrutura confortável, refeições balanceadas;
  • Tecnologia — modernização e automação das ferramentas tecnológicas de trabalho, que possibilitem desenvolver o trabalho e aprimorar o conhecimento;
  • Cultura organizacional — fit cultural, clima, estilo de gestão, pensamento positivo e inovador, senso de pertencimento.

Para assegurar a transformação da sua empresa, em um melhor lugar para trabalhar e conquistar de vez a confiança e fidelidade dos seus talentos, estabeleça diretrizes, mas, acima de tudo, práticas diárias e contínuas.

É crucial disponibilizar um canal para ouvir os colaboradores, como um meio de conhecer seus anseios, frustrações e aspirações, na vida pessoal e profissional. Os interesses humanos, invariavelmente, são complementares — a realização pessoal costuma ser tão importante quanto uma carreira de sucesso.

Uma cultura alinhada entre os profissionais e a empresa resulta em projetos bem elaborados, participação ativa e preocupação com a satisfação do cliente. Construa esse ambiente de trabalho estimulante, com oportunidade de brilho pessoal e coletivo.

Prepare os gestores para as mudanças no modo de gerenciar as equipes, delegar tarefas, atribuir e receber feedbacks. Quando uma empresa se prepara para colocar o EX em prática, as lideranças devem ser as primeiras a “comprar” a ideia da empresa perfeita para trabalhar.

Benefícios da implementação do EX

Ao colocar os profissionais no centro do negócio e como elemento essencial para alcançar os resultados propostos nos objetivos e metas, a organização terá benefícios em médio e longo prazo:

  • melhoria da comunicação interna;
  • redução do turnover;
  • melhoria progressiva do clima organizacional;
  • fortalecimento da cultura;
  • redução dos erros;
  • times mais engajados e produtivos;
  • aumento das taxas de atração e retenção de talentos;
  • promoção do employer branding;
  • impacto positivo na satisfação do cliente.

A efetividade do employee experience começa na atração e retenção dos talentos certos para a empresa. A equipe de RH pode usar o feeling com base na análise curricular e testes, mas são os dados que favorecem a elaboração de uma metodologia personalizada.

O uso de uma solução software como o SAP SuccesFactors pode ajudar, junto com a ferramenta de pesquisa online Qualtrics, na medição da experiência do colaborador.

Na Intelligenza, você encontrará todos os recursos que precisa para mapeamento dos processos da organização que envolvem os colaboradores e, assim, terá maior autonomia para desenvolver as estratégias de employee experience.

Funcionalidades do SAP SuccessFactors

  • modelo de metas e desempenho;
  • rede de colaboração;
  • ferramentas de seleção e recrutamento;
  • planos de desenvolvimento e sucessão;
  • plataformas de treinamento online;
  • people analytics;
  • remuneração estratégica;
  • processos dinâmicos de integração;
  • processamento de folha de pagamento; 
  • central do colaborador.

Funcionalidades do Qualtrics

  • engajamento – mensuração dos insights de engajamento para ajudar gestores e líderes a mantenham seus times engajados progressivamente;
  • opinião – feedbacks são bem-vindos e usados para melhorias, mas devem ser utilizados com sabedoria e em momentos apropriados, o que vale para tanto para quem fornece, quanto para quem recebe;
  • onboarding – receber bem um colaborador e integrá-lo corretamente é fundamental para a adaptação ao ritmo, cultura e objetivos da empresa,
  • treinamento e Avaliação – o desenvolvimento de competências e habilidades possibilita a obtenção de insights sobre o aproveitamento e melhora do desempenho no dia a dia;
  • desligamento – a retenção é prioridade máxima, mas nem sempre é possível alinhar 100% as expectativas, mas, ainda é possível minimizar os desligamentos com análise prévia sobre o que motivou a perda de talentos;
  • desenvolvimento 360º – as autoavaliações 360° e 180° dizem muito sobre os colaboradores e a empresa pode aproveitar as informações para melhor corresponder ao que eles esperam;
  • experiências Pessoais – as experiências pessoais também podem estar vinculadas à ao trabalho e dependem de como cada colaborador lida com as questões pessoais e profissionais.

Para as empresas que se preocupam com o bem-estar, saúde mental e satisfação profissional dos seus colaboradores, o employee experience é a conquista de um posicionamento diferenciado, muitos passos à frente e, naturalmente, em vantagem competitiva.

Se este post despertou o seu interesse em promover o employee experience na sua empresa, considere o uso de uma ferramenta potente para ajudar toda a equipe do RH. Acesse o nosso site e conheça na íntegra todas as funcionalidades do SAP SuccesFactors.

2022-02-11T15:30:14-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.