Economia Digital nas empresas: aumente a produtividade economizando

Com as soluções de informática tomando conta da produção, distribuição, comercialização e consumo de produtos e serviços, o papel dos gestores administrativos e de RH mudou. Muitos deles agora se voltam para como implementar a Economia Digital nas empresas em que trabalham. 

E não há como fugir dessa tendência. A aplicação da tecnologia da informação às atividades econômicas representa ganhos de produtividade e redução de custos, bem como novas oportunidades de negócio. Portanto, a mudança é inevitável para quem deseja continuar competitivo e crescer no mercado atual. 

Neste conteúdo, contextualizamos os impactos da transformação digital das atividades econômicas da sua empresa e a importância de ficar atento às tendências. Continue a leitura e tenha a visão macro do tema! 

Qual o conceito de economia digital? 

A Economia Digital se caracteriza pela tecnologia da informação integrada às atividades de produção, distribuição ou comercialização de bens e serviços. Portanto, entre os fatores de produção, as soluções de informática e internet ganham relevo, criando novos ambientes de negócios para as organizações. 

Os exemplos desta economia estão por toda parte. Pedir comida ou solicitar veículos por aplicativo, fazer o recrutamento e seleção de pessoas online, realizar um curso via educação a distância, comprar em uma plataforma digital são só alguns dos muitos casos que já fazem parte do nosso dia a dia. 

Quais são os benefícios da Economia Digital nas empresas? 

As inovações geram benefícios para as empresas que aderem ao mundo digital. Tais ganhos representam maior produtividade a partir da automação e do compartilhamento das informações de maneira mais eficiente. 

Também é possível enxergar benefícios em relação aos custos e à escalabilidade. As soluções digitais demandam menos recursos e pessoas para funcionar, além de otimizarem os processos existentes. E uma das características mais vista é que os custos permanecem enxutos mesmo com o crescimento da atividade. 

A gestão de currículos em um processo seletivo é um bom exemplo. Enquanto os humanos veriam os custos e o tempo necessários para analisar tudo explodirem com uma pilha de currículos sobre a mesa, para um software, faz pouca diferença se aumentam o total de inscrições. 

Por fim, a agilidade e a globalização são características da Economia Digital. Os meios de transporte e comunicação praticamente eliminaram as distâncias, e a economia pela internet permite que a empresa busque soluções em qualquer lugar do mundo. 

Que tendências podem trazer mais produtividade para o negócio? 

Os gestores que enfrentam os desafios de transformar as empresas digitalmente precisam ir atrás das soluções de tecnologia da informação. Afinal, é melhor se adaptar antes de que os concorrentes tomem a dianteira e ganhem competitividade. 

Software as a Service 

A primeira tendência relevante para ter mais produtividade são as soluções em computação em nuvem. Na prática, a empresa deixa de investir em uma infraestrutura física robusta e de se preocupar com as atualizações, acessando serviços de armazenagem, gestão de processos, office, etc. pela internet sem instalar programas de computador. 

APIs 

Muitas das soluções de computação em nuvem trabalham com API’s. A sigla se refere aos softwares que podem ter suas funcionalidades integradas em outras plataformas. Assim, existem empresas que criam negócios desenvolvendo essas soluções complementares, enquanto outras usam de aplicações na nuvem mais personalizáveis graças à iniciativa.  

Marketplace 

O marketplace é outra ferramenta importante. Basicamente, as plataformas desse tipo são vitrines digitais, em que diversos fornecedores podem vender seus produtos. Perceba que a empresa pode montar o próprio “shopping center virtual”, ser um dos lojistas ou usar o marketplace de terceiros para monetizar ativos digitais —por exemplo, inserir um link nas redes sociais para compras no site de parceiros. 

Venda de dados 

Os dados se tornaram outro recurso valioso. Saber quem são os destinatários do marketing, entendendo seus desejos e necessidades, é uma das ferramentas mais importantes da atualidade. Aliás, as empresas que tiverem bancos de informações adquiridas dentro das diretrizes da LGPD certamente podem gerar novas receitas com venda desse ativo. 

E-commerce 

O comércio eletrônico é uma das tendências que mais cresceu com as barreiras as atividades presenciais impostas recentemente. Diferentemente do marketplace, aqui o objetivo é construir a loja virtual da organização sem compartilhar espaço com outros lojistas. 

Por fim, é importante se lembrar de realizar a transformação digital dentro da empresa, e não  apenas com a adoção de novos modelos de negócio. Ter softwares para gerir setores-chave, como administrativo, financeiro, recursos humanos e produção é fundamental para se adaptar às exigências de agilidade e eficiência atuais. 

Sendo assim, encare a presença da Economia Digital nas empresas como uma oportunidade de melhoria dos processos internos e do modelo de negócios da organização. Estar atento às tendências e encontrar as melhores soluções é fundamental para sair na frente dos concorrentes e conquistar território dentro do seu segmento. 

Para continuar por dentro das tendências, assine a nossa newsletter e fique atualizado com as principais inovações de RH, gestão e negócios!

2022-02-11T12:14:08-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.
Ir ao Topo