Processo seletivo humanizado: sua empresa reconhece a importância?

O processo seletivo humanizado parte da mudança de postura das empresas. Em vez de priorizar métodos e tarefas, o foco é direcionado para as pessoas, reconhecendo o valor de cada indivíduo e construindo contextos capazes de fornecer boas experiências. 

Na prática, os colaboradores são colocados como parceiros da organização. A humanização muda as pessoas de patamar, ficando acima dos recursos financeiros e materiais — ou seja, não são ativos para serem usados e exauridos pela organização. 

Logo abaixo, abordamos a importância de uma gestão humanizada e por que as empresas devem começar pelo processo seletivo. Continue a leitura e adote as melhores práticas! 

O que é gestão humanizada? 

A humanização parte da valorização das pessoas, entendendo que elas não são apenas um meio para obtenção do lucro. A partir de então, busca-se uma relação em que os colaboradores são partes interessadas no negócio, que precisam ter os interesses conciliados com as demandas da empresa. 

Aliás, as necessidades profissionais deixam de ser encaradas somente pela perspectiva financeira e consideram a própria experiência no grupo social. Bem-estar, relacionamentos, lealdade, respeito, consideração, perspectiva de crescimento e diversas outras questões ingressam na proposta de valor da empresa para o funcionário. 

A mudança de postura também passa pelo reconhecimento das diferenças e do potencial de desenvolvimento das pessoas. De um lado, deixamos de tentar padronizar os colaboradores, dando valor às experiências de vida, criatividade e inovação. De outro, reconhecemos a capacidade humana de aprender e evoluir.

Nesse sentido, a humanização exige mudanças de cultura e melhorias de clima organizacional. Além disso, devemos ouvir as pessoas, entendendo quais são as demandas existentes e buscando soluções para gerar uma relação mutuamente satisfatória entre profissionais e empresa. 

Qual é o papel do RH? 

O RH ganha destaque diante das novas exigências, principalmente no diagnóstico, planejamento e implementação das mudanças. Sem contar que, em muitos casos, são os profissionais dessa área quem primeiro identificam as necessidades de melhorar o relacionamento com os colaboradores e buscam o patrocínio da administração. 

No entanto, o desafio requer mais do que disposição do setor. É importante que o RH passe por uma transformação digital, reduzindo a burocracia e liberando seus profissionais para uma atuação mais estratégica. Além disso, os softwares são fundamentais para levantar dados e entender as pessoas. 

Nesse contexto, o processo seletivo humanizado é um excelente ponto de partida. Ao mudar a forma como a organização busca talentos, unimos a humanização com benefícios de curto prazo para a empresa— como melhorar a marca empregadora e contratar pessoas mais qualificadas. Assim, o projeto ganhará força na empresa, abrindo caminho para humanizar as demais áreas. 

Quais são as vantagens de um processo seletivo humanizado? 

O processo seletivo humanizado gera uma boa relação entre as empresas e os profissionais, trazendo importantes ganhos de qualidade. Melhoramos também a nossa capacidade de atrair talentos para os quadros da organização. Confira! 

Melhorar o desempenho do candidato 

Em primeiro lugar, o clima durante as atividades é mais ameno. A ideia é criar um contexto favorável para que as pessoas demonstrem o máximo de suas competências. Dessa forma, minimizamos ruídos, como conflitos ou nervosismo durante a seletiva, alcançando clareza sobre o profissional mais indicado.  

Construir uma imagem mais positiva junto aos profissionais 

A humanização do processo seletivo melhora a experiência do candidato, fazendo com que os profissionais levem uma imagem positiva da organização. Com efeito, haverá um impacto sobre a marca empregadora e maior interesse de talentos participarem no futuro. 

Formar bancos de talentos 

Os candidatos que não tiveram sucesso durante o processo seletivo manterão uma boa relação com a organização. Por isso, em muitos casos, a humanização contribui para formação do banco de talentos, evitando a necessidade de abrir um novo recrutamento caso haja demanda por contratações no curto prazo. 

Facilitar a negociação do contrato 

A empresa causará uma boa impressão nos profissionais selecionados. Com isso, desperta-se o desejo de trabalhar na organização para além do aspecto financeiro, pois existe a perspectiva de boas experiências no ambiente de trabalho. 

Reduzir o turnover recente 

Os contratados terão mais motivos para permanecer na empresa, o que diminui o turnover de contratações nos últimos 6 meses. Aliás, a própria integração é facilitada com o profissional mais interessado e motivado durante o onboarding. 

Como implementar a humanização no processo seletivo? 

A humanização pode ser traduzida em ações para adaptar o processo seletivo às necessidades das pessoas, como respeito, consideração, conforto e igualdade de tratamento. Para finalizar, listamos mudanças que podem ser realizadas imediatamente.   

Diminua as formalidades 

O processo humanizado é menos focado em tarefas e mais em pessoas. Por isso, é importante reduzir barreiras para com os candidatos, adotando processo, comunicação e atividades mais informais e descontraídas. 

Um clima ameno também pode ser alcançado com a adoção de técnicas de seleção diferenciadas, como jogos e dinâmicas colaborativas. Além disso, diz respeito ao ambiente, evitando que a entrevista pareça uma sala de interrogatório e cuidando para que os profissionais tenham uma recepção calorosa, por exemplo. 

Torne o processo mais ágil  

Outra boa prática é automatizar etapas e tarefas para que o processo se torne mais ágil. A burocracia é um dos fatores que prejudicam a humanização, pois desvaloriza a expectativa do profissional sobre o andamento das atividades. Além disso, muitas vezes, o candidato aguarda o resultado para decidir sobre diferentes propostas de emprego.  

Detalhe como o processo funciona

O RH deve buscar um processo previsível, em que a pessoa saiba o que é preciso fazer em cada etapa e como será avaliada. Portanto, é importante que as comunicações sejam planejadas, principalmente em relação à orientação dos candidatos. 

Entreviste com respeito e empatia 

O ponto mais sensível é a entrevista de emprego. Trata-se de uma técnica de seleção em que o próprio contexto coloca pressão sobre os candidatos, que ficam vulneráveis e precisam se provar para o recrutador. 

Por isso, planeje a comunicação utilizada durante a entrevista e demonstre interesse em escutar as respostas. Afinal, a humanização está ligada a agir com empatia, conciliando as necessidades da empresa— selecionar o melhor profissional— com as das pessoas— ser tratado com justiça, respeito e consideração. 

Uma boa prática é iniciar a entrevista com perguntas menos relevantes para o resultado, mas que sirvam para deixar a pessoa mais à vontade. Ademais, uma introdução sobre os objetivos do procedimento dá mais segurança para o avaliado e torna a situação mais amena.  

Dê feedback para quem não for aprovado  

Os cuidados com o feedback também estão ligados à humanização. É natural que a pessoa tenha a necessidade de entender o motivo de não ser selecionada, além de valorizarmos a sua participação quando indicamos os pontos de melhoria.

Nesse sentido, o feedback precisa ser adequado ao esforço investido. Por exemplo, quem não foi selecionado em uma entrevista espera uma avaliação mais personalizada, em vez de um  relatório automatizado. 

Utilize o software de recrutamento 

Como visto, a tecnologia tem um papel central para humanizar os processos de RH, reduzindo a burocracia e contribuindo para uma atuação mais estratégica. Não à toa, as práticas sugeridas serão potencializadas com um software de recrutamento e seleção de pessoas.  

A melhor solução, nesse sentido, é o SAP SuccessFactors. Com ele, recrutamento e seleção são geridos de forma integrada aos demais processos de RH, avaliações de desempenho, plano de integração e gestão de benefícios. Além disso, são realizadas diversas automações nas etapas e na comunicação, reduzindo a carga de trabalho dos recrutadores.  

A Intelligenza é parceira SAP e fornece a tecnologia necessária para que a sua empresa concretize a humanização do processo seletivo. Ao realizar a gestão com um software, a equipe terá mais tempo para se dedicar a adaptação dos processos às pessoas, entregando uma experiência mais positiva para os candidatos. 

Sendo assim, podemos ajudar a sua empresa a melhorar as atividades de RH, começando por um processo seletivo humanizado. Dessa forma, você conseguirá acelerar as mudanças e colher os benefícios que ela traz para o capital humano da empresa em pouco tempo.

Então, acesse o nosso site e conheça as soluções da Intelligenza

2022-02-11T16:04:51-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.
Ir ao Topo