Como construir um RH Ágil? Nós explicamos aqui

Muitos gestores vivenciam o desafio de lidar com as novas missões do RH—que vão desde garantir a motivação dos colaboradores até traduzir os planos de negócios em estratégias de talentos. Logo, buscam ferramentas para tornar o setor menos burocrático e ter uma atuação mais efetiva, como é o caso do RH ágil.

A agilidade é uma abordagem inspirada na evolução do desenvolvimento de software. Os desenvolvedores perceberam que, mais importante do que planejar exaustivamente, documentar todas as atividades e seguir processos rígidos, é colocar as soluções em funcionamento e responder à mudança.

Se quiser conhecer como esses conceitos se aplicam à gestão de pessoas, continue a leitura. A proposta deste conteúdo é tirar dúvidas e explicar como você pode implementar o RH ágil na sua organização. Não deixe de conferir!

O que significa RH ágil?

O RH ágil é um modelo ideal de departamento que busca a interação entre pessoas e a colaboração com o cliente interno como forma de alcançar seus objetivos. Além disso, realiza entregas de valor contínuas e adapta-se constantemente às mudanças, em vez de priorizar processos e planos rígidos de trabalho.

Esses elementos-chave se inspiram no manifesto ágil. Inicialmente, o documento visava a mudança de concepção do desenvolvimento de software. Porém, com o passar do tempo, teve grande impacto nas atividades de gestão e administração.

Nesse sentido, o RH ágil tem uma dimensão relacionada a valores e princípios. Priorizar os resultados, colaborar internamente, responder às mudanças e estar centrado no cliente interno se tornam ideais do setor.

Já o reflexo prático ocorre nos métodos de trabalho. O RH precisa combater a burocracia, entender as necessidades da empresa e dos colaboradores, ajustar processos, entre outras ações para se tornar mais ágil e realizar entregas contínuas de valor para as partes interessadas, sempre se adaptando às mudanças.

Por que se tornar ágil?

Os motivos para implementar os conceitos ágeis no RH dizem respeito à adaptação do setor ao mundo de hoje e aos benefícios da mudança.

Lidar com o mundo VUCA

As organizações vivenciam o mundo vuca: volátil, incerto, complexo e ambíguo. Nele, os planos rapidamente perdem validade diante das mudanças constantes de cenário, e a lentidão para responder às transformações coloca as empresas em desvantagem.

Cabe ao RH escolher entre ser parte do problema ou da solução nesse contexto.

Construir vantagens competitivas

O RH ágil será uma vantagem competitiva para a organização, conseguindo lidar com os desafios da gestão de pessoas. No passado, bastava o setor cumprir a legislação trabalhista e executar rotinas administrativas, mas hoje isso não é mais suficiente.

Mudar métodos de trabalho é um meio para ser efetivo e desenvolver o capital humano. Se estiver preso à burocracia, o setor não conseguirá cumprir suas missões estratégicas, como recrutar talentos, desenvolver pessoas e engajar os colaboradores. Logo, a empresa perderá a oportunidade de construir vantagens competitivas.

Entregar bons serviços internos

Os desejos e necessidades dos colaboradores também estão mais complexos e mutáveis, portanto salário e benefícios não bastam para reter talentos. Com isso, as competências que eram válidas em um momento podem ficar defasadas caso o contexto ou os planos de negócios mudem.

Dessa forma, os serviços prestados pela gestão de pessoas precisam acompanhar essa demanda instável, adaptando-se rapidamente para manter a qualidade. Se os interesses mudam, os benefícios indicam mudança; se as competências se alteram, a empresa precisa de novos treinamentos e assim por diante.

Conquistar resultados financeiros

O RH ágil está ligado a um setor que consome menos recursos para entregar valor para empresa e para seus colaboradores, reduzindo custos. Sem contar que serviços mais adequados ao mundo vuca são essenciais para empresa ter as competências necessárias para inovar, gerar novas receitas, reduzir desperdícios, minimizar o turnover, nesse cenário.

Como implementar o RH ágil?

O RH ágil pode ser tomado como um modelo para promover mudanças no setor. Assim, entre o padrão de qualidade ideal e o desempenho do departamento, haverá um gap de competência, cabendo aos gestores promover ações necessárias para reduzi-lo. Veja algumas práticas para implementar um RH ágil.

Redesenhe os serviços de RH

Inicialmente, podemos criar um fluxograma para representar os processos, como treinamento, recrutamento, avaliação de desempenho, pagamento de funcionários, pesquisa de clima e rescisão de contratos.

Na primeira linha de uma tabela, faça o fluxograma com as etapas do serviço, a partir das ações do usuário (colaborador, candidato). Por exemplo, o candidato de um recrutamento envia o currículo, é selecionado na triagem, realiza provas de conhecimento, participa de entrevistas, recebe o feedback.

Na segunda, relacione os processos visíveis para o usuário do serviço, conectando-os com as etapas da primeira linha. Por exemplo, detalhe como serão as entrevistas de emprego, provas de conhecimento e comunicações sobre o processo seletivo.

A seguir, organize os processos invisíveis. Aqui, entra o trabalho de bastidores do RH — que, em grande parte, pode ser automatizado por um software de gestão. Por exemplo, após o envio dos currículos, existe uma etapa interna de cadastramento e triagem, não é mesmo?

Finalize com as ações que dão suporte aos processos. Por exemplo, ao chegar na etapa de contratação do candidato (1ª fase), existe o processo visível de assinatura da carteira de trabalho (2ª fase) e a necessidade de cadastrar o profissional no E-social (3ª fase), bem como o suporte do setor jurídico para redigir o contrato (4ª fase).

O resultado final é chamado de blueprint de serviço. A ideia é enxergar o serviço e seus aspectos relevantes, identificando pontos de melhoria e realizando ajustes.

Adote as metodologias ágeis

O gestor de RH pode se inspirar nas metodologias ágeis para promover as melhorias nos serviços. Como diversos modelos de trabalho se encaixam no conceito, podemos indicar alguns exemplos sem excluir outras práticas:

  • aplicar o Scrum como modelo de trabalho;
  • definir objetivos e resultados-chave com OKRs;
  • expor visualmente as tarefas do setor pelo sistema de quadros do Kanban;
  • volta os processos de gestão para melhoria contínua com ciclo PDCA.

As metodologias ágeis facilitam o processo de transformar a cultura do departamento. Isso porque, elas trazem novos comportamentos para os profissionais e equipes—que vão reforçar os valores do RH ágil à medida que forem reforçados.

Qualifique a equipe de RH

Os profissionais de RH precisam ser inseridos na mudança, desenvolver hard skills e soft skills compatíveis com as novas diretrizes do departamento. É um desafio, porque muitos profissionais estão acostumados às rotinas administrativas, precisando mudar para uma atuação mais estratégica quando as tarefas burocráticas são minimizadas pela tecnologia.

Além disso, as equipes de RH ágil costumam ser multidisciplinares e atuam de forma integrada nos projetos. E também será importante que as pessoas desenvolvam habilidades digitais, usando a tecnologia para potencializar a produtividade. Afinal, a automação é uma das bases para combater a burocracia no setor.

Invista em tecnologia e automação

Uma parte considerável da mudança diz respeito à digitalização do RH. Os softwares de gestão são capazes de enxugar as etapas e tarefas necessárias para realizar os serviços do setor.

Com isso, técnicas mais efetivas para coletar dados e compartilhar informações facilitam o trabalho de entender as necessidades e reduzem o tempo de resposta às mudanças.

O ponto de partida é adotar um sistema capaz de lidar com a complexidade dos processos e volume de informações do RH. Essa redução na carga de trabalho é o que permite redirecionar os esforços, mudar a formatação das equipes e priorizar o cliente interno, em vez de realizar atividades burocráticas.

Outro cuidado é buscar um sistema baseado na computação em nuvem. Muitas vezes, o RH deixa de se modernizar por causa da barreira tecnológica, prevendo grandes investimentos em infraestrutura de TI. Assim, como na computação em nuvem as soluções digitais são serviços online, é mais fácil quebrar essa barreira.

Aqui na Intelligenza, somos fornecedores especializados na tecnologia da SAP, que é líder no segmento. Com soluções na nuvem como o WorkForce e SuccessFactors, podemos ajudar a sua empresa a se transformar digitalmente e adaptar-se às necessidades do mundo de hoje.

Sendo assim, você terá as condições técnicas para reduzir a burocracia interna e dedicar-se ao RH ágil. Portanto, dará a partida para implementar novas metodologias, promover ajustes nos serviços e qualificar a sua equipe.

Conheça as soluções de tecnologia e negócios da Intelligenza!

2022-02-11T12:19:10-03:00

Share This Story, Choose Your Platform!

Sobre o Autor:

Com mais de 17 anos de experiência no mercado de TI, formado em Ciência da Computação. Estudante de Filosofia e Psicanálise. Empreendedor, apaixonado por pessoas e inovação. Diretor para Negócios Cloud e Inovação na INTELLIGENZA.
Ir ao Topo